O Instituto Terra Verde, organização privada sem fins lucrativos com sede em Niterói, lançou nesta terça-feira (05), registro audiovisual com cantos tradicionais de Yaka Waninawa, de 88 anos, matriarca e liderança do povo indígena Noke Koî, que vive na Amazônia Acreana.
O vídeo, que faz parte do projeto “Memória Ancestral – passado e presente dos Cantos do Povo Noke Koî”, está disponível gratuitamente no canal do Instituto no YouTube (YouTube.com/InstitutoTerraVerde), juntamente com mais de 30 outras produções audiovisuais sobre cultura indígena produzidas pela ONG ao longo dos últimos cinco anos.
O niteroiense Leonardo Brandão, presidente do Instituto Terra Verde, diz que defender os povos indígenas é defender a Floresta, por isso a escolha da data para ao lançamento do projeto:
– A música para os povos indígenas representa uma afirmação de identidade e está relacionada à sua espiritualidade e sua relação com a Floresta. Onde tem terra indígena, tem floresta preservada. Por isso escolhemos o Dia Internacional da Mulher Indígena, que também é Dia da Amazônia, para lançar o vídeo com o canto tradicional de uma anciã indígena, que é grande propagadora do precioso patrimônio cultural de seu povo.
A direção artística do projeto é do também niteroiense Daniel Sul, que acaba de retornar ao Brasil após 8 anos trabalhando com o mercado da moda na Itália e na Espanha.
O Instituto Terra Verde tem sua atuação voltada à defesa dos direitos e garantias dos povos indígenas, principalmente através de ações de fortalecimento da cultura e registro audiovisual da música, memória, história, língua e espiritualidade.
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…