O trabalho dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas já tinha sido vencedor da competição nas Américas. O concurso é promovido pela empresa Royal Dutch Shell. Na foto, André Felipe com o grupo Ecocar (ele é o segundo da fila de trás, da esquerda para a direita).
Com as emissões de CO2 em mente, a equipe da Ecocar UNICAMP desenvolveu um aplicativo móvel para ajudar a otimizar a viagem de veículos elétricos (VE) entre o Rio de Janeiro no Brasil e Toronto no Canadá. O aplicativo – ECOTRIP – foi baseado em parâmetros e condições que muitas vezes são obstáculos para VEs ao cruzar longas distâncias, considerando fatores importantes como: temperatura, emissões de carbono, velocidade de recarga, alcance de viagem.
A partir dessas informações, o aplicativo calcula rotas que equilibram de forma eficiente o tempo de viagem e as emissões de carbono, aproveitando o GPS para acessar um banco de dados de pontos de carregamento e API para obter valores de emissão em tempo real de fontes de energia e temperaturas médias de cada cidade. A combinação dos dois ajuda a garantir uma viagem curta e com baixo impacto ambiental.
André, aluno do Gay Lussac, tem a Engenharia nas veias herdada do avô materno Almir Antunes, ex-secretário de Urbanismo de Niterói, e os cálculos matemáticos da avó, professora Celvia Antunes. E mais Física e Matemática pelo lado dos avós paternos Tomás Guisasola e Sandra Gohan Guisasola.
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…
O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…
Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…