Publicidade
Categories: Sem categoria

Niteroiense vence concurso mundial de mobilidade de veículos elétricos

Publicidade

Liderada pelo jovem niteroiense André Felipe Guisasola Antunes a equipe Ecocar Unicamp acaba de ganhar o título mundial de concurso promovido pela Shell. Venceram com um projeto de carregamento de bateria capaz de aumentar a autonomia de veículos elétricos, com menor emissão de carbono. André e os colegas cursam Engenharia Mecânica na Universidade de Campinas.

O trabalho dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas já tinha sido vencedor da competição nas Américas. O concurso é promovido pela empresa Royal Dutch Shell. Na foto, André Felipe com o grupo Ecocar (ele é o segundo da fila de trás, da esquerda para a direita).

Com as emissões de CO2 em mente, a equipe da Ecocar UNICAMP desenvolveu um aplicativo móvel para ajudar a otimizar a viagem de veículos elétricos (VE) entre o Rio de Janeiro no Brasil e Toronto no Canadá. O aplicativo – ECOTRIP – foi baseado em parâmetros e condições que muitas vezes são obstáculos para VEs ao cruzar longas distâncias, considerando fatores importantes como: temperatura, emissões de carbono, velocidade de recarga, alcance de viagem.

 A partir dessas informações, o aplicativo calcula rotas que equilibram de forma eficiente o tempo de viagem e as emissões de carbono, aproveitando o GPS para acessar um banco de dados de pontos de carregamento e API para obter valores de emissão em tempo real de fontes de energia e temperaturas médias de cada cidade. A combinação dos dois ajuda a garantir uma viagem curta e com baixo impacto ambiental.

André, aluno do Gay Lussac, tem a Engenharia nas veias herdada do avô materno Almir Antunes, ex-secretário de Urbanismo de Niterói, e os cálculos matemáticos da avó, professora Celvia Antunes. E mais Física e Matemática pelo lado dos avós paternos Tomás Guisasola e Sandra Gohan Guisasola.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago
Publicidade