Já pensou em transformar sua casa própria, que está apenas na planta, em um jogo com a possibilidade de explorar em 3D cada canto do imóvel, mudar mobiliário, trocar cor das paredes, construir janelas e portas ou até mesmo adicionar um novo cômodo? Tudo isso sem muito esforço? Essa é a proposta do estúdio White Vortex, do niteroiense Renan Barreto, instalado em Niterói.
Ele acaba de lançar o projeto MetaHouse voltado para o mercado imobiliário. “Nosso intuito é facilitar a visualização pelo comprador do imóvel que pretende adquirir”, diz Renan. O cliente pode conhecer, além da maquete do empreendimento, cada detalhe da casa ou apartamento. (Veja o vídeo).
– O comprador pode usar óculos de realidade virtual para maior imersão, mas é possível usar um computador comum para isso também. Queremos agilizar a visualização dos sonhos através da tecnologia – diz Renan Barreto.
O projeto pode ser útil para arquitetos que queiram levar os seus trabalhos a novos patamares e também a incorporadoras ou imobiliárias que queiram chegar na frente na corrida tecnológica, “passando de fase antes dos demais”, ressalta Renan, usando uma linguagem dos gamers.
Fascinado pelos videogames desde os cinco anos de idade, Renan, 33 anos, é formado em jornalismo e em curso de roteiro de cinema da UFF. Com o MetaHouse, ele diz propor a interatividade do cliente com o imóvel como em um jogo.
Segundo Renan, a experiência de andar pela casa que ainda irá comprar é um fator importante na tomada de decisão. “Comprar algo na planta é sempre arriscado por mais claro que seja o projeto. Nossa missão é mostrar o projeto em 3D e interativo para que a pessoa possa caminhar, olhar para cima, para baixo, entrar no quarto, chutar uma bola de futebol no quintal, mergulhar na piscina ou ver como fica a iluminação do imóvel de dia e à noite.”