Gui Christ, fotógrafo nascido em Niterói, foi anunciado nesta quarta-feira (16) como vencedor da categoria Retratos no prestigiado Sony World Photography Awards 2025. O reconhecimento veio pelo seu impactante ensaio “M’kumba”, que busca combater o racismo religioso ao explorar temas ligados às religiões de matriz africana.
Na cerimônia de gala realizada em Londres, Inglaterra, que celebrou a 18ª edição da premiação, líderes do setor homenagearam os talentos vencedores e suas obras. Gui Christ, aos 45 anos, vive atualmente em São Paulo, mas carrega com orgulho suas raízes fluminenses.
O projeto “M’kumba” nasceu de vivências marcantes do fotógrafo, incluindo um episódio em que sofreu violência religiosa enquanto usava trajes e colares característicos da umbanda. Além disso, inspirações vieram de orientações espirituais recebidas em seu terreiro e de leituras sobre intolerância religiosa, culminando em um trabalho que denuncia preconceitos e enaltece a riqueza das religiões afro-brasileiras. Veja as fotos premiadas clicando aqui.
A exposição dos vencedores do Sony World Photography Awards 2025 estará aberta ao público de 17 de abril a 5 de maio, na Somerset House, em Londres, apresentando mais de 300 imagens impressas e centenas em formato digital.
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses…
O prédio do Fórum do TRT em Niterói estará fechado para reforma da instalação elétrica…
A interinidade de Altineu ocorre em um momento de grande atenção política na Câmara Federal…
Operários da prefeitura removem Arariboia de seu tradicional pedestal em frente às barcas, em Niterói / Divulgação…
O carro da multa, flagrado em testes no ano passado, filmando as placas dos carros…
São Gonçalo espera passar a receber os petrodólares que jorram nos vizinhos Rio e Maricá…