Publicidade
Notícias

Niterói tem o pior trânsito do país

Publicidade

Dirigida pelo ex-petista, ex-verde e hoje pedetista Rodrigo Neves, Niterói lidera o ranking das cidades com o trânsito mais congestionado do país. Pesquisa feita pelo aplicativo de táxis 99 mostra que as viagens na cidade, nos horários de pico, demoram 78% a mais, em média, do que as realizadas com tráfego livre. O Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar, e São Paulo em sétimo.

São notórios os pontos de congestionamento em Niterói. A Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a poucos passos da sede da prefeitura, fica bloqueada pelos carros que cruzam a via pela Rua Visconde de Sepetiba. O mesmo acontece com o acesso à Praça do Rink ou à Rua da Conceição, feito pela estreita Rua Visconde do Uruguai, onde os veículos também têm o espaço reduzido pelo estacionamento privilegiado para carros da Fundação Municipal de Saúde.

Em Icaraí, a Rua Alvares de Azevedo é hours concours. De manhã à noite é preciso muita paciência para cruzá-la da praia até a Gavião Peixoto. Na Zona Norte, a Alameda São Boaventura enfrenta trânsito pesado, onde quase não se veem agentes da NitTrans, mas os ‘pardais eletrônicos’ multam diligentemente motoristas que invadem a faixa exclusiva de ônibus.

Com mais de 264 mil veículos emplacados em Niterói, a cidade da Região Metropolitana com alto índice de qualidade de vida se ressente há tempos de mobilidade urbana, fluente apenas no discurso do prefeito e na justificativa para a construção milionária da Transoceânica, uma obra de mais de R$ 420 milhões que se arrasta tropeçando em erros desde 2013, afetando o comércio e os moradores da Região Oceânica.

A NitTrans teoricamente deveria cuidar da engenharia do trânsito de Niterói. No entanto, o que promove com muito afinco é o reboque de veículos estacionados até mesmo em ruas ermas, de pouquíssimo trânsito. A mesma eficiência da punição a motoristas não encontra contrapartida em soluções para fazer o trânsito andar ou para os carros pararem. A cidade tem grande déficit de áreas de estacionamento e não conta com transporte público suficiente para atender a demanda.

Na 1ª Vara Cível de Niterói corre uma ação que já anulou 649 multas de trânsito aplicadas por operadores terceirizados, contrariando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Agora, o juízo cobra explicações da NitTrans pela contratação de uma empresa, a Ecomix, que emprega 32 policiais militares inativos aplicando multas de trânsito.

Ao todo, a NitTrans conta com 180 operadores de tráfego efetivos e terceirizados e 26 agentes da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal, que atuam na fiscalização. Quando postados embaixo de alguns semáforos em esquinas de trânsito volumoso, pouco fazem além de um apitaço. Sinal abriu, o guarda apita e balança a mão; sinal fechou, idem. E Niterói fica imóvel com seu trânsito desregulado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade