New here? Register. ×
×

Niterói sitiada por bandos bem armados

Escrito por Gilson Monteiro às 18:44 do dia 14 de fevereiro de 2018
Sobre: Tudo dominado
14fev

Assaltos repetidos nos mesmo lugares em Niterói demonstram a inércia completa da segurança pública na ex-capital fluminense. As autoridades não podem desconhecer que a bandidagem fortemente armada está sitiando a cidade.

Não adianta meia dúzia de guardas, com uniformes de cor laranja (a mesma usada no logotipo do governo de Rodrigo Neves) desfilar por ruas movimentadas, como a Moreira César, em Icaraí, e a Amaral Peixoto, no Centro, para dar a impressão de que “Niterói está mais segura”, como tenta fazer crer o slogan da prefeitura.

O que o prefeito Rodrigo Neves e os 21 vereadores têm que cobrar das autoridades federais e estaduais é a execução de um plano sério de segurança pública, capaz de fazer funcionar as Polícias Civil e Militar. Niterói, cidade que tem um alto poder aquisitivo, contribui com uma receita maior para o Estado e para a União, mas não recebe a contrapartida devida em segurança pública.

A UFF, que tem um curso superior de segurança pública, podia contribuir com a experiência e as pesquisas feitas por alunos e professores.

Entidades como OAB, Firjan, CDL, Associação Comercial, Ademi, Conselho Empresarial e os deputados que representam  a cidade deviam se reunir num mutirão de esforços para cobrar do prefeito, do governador e do presidente da República providências imediatas para que  Niterói, a Cidade Sorriso, não se transforme em cidade tristeza, com muitas lágrimas, como ocorreu com a família da senhora assassinada na porta de casa, na Alameda Carolina, em Icaraí.

Na foto, bandidos exibem armamentos pesados, apontados em direção a prédios da Zona Sul da cidade, numa afronta à polícia e para desespero de niteroienses que, quando veem essas imagens nas redes sociais, custam a acreditar que isso esteja acontecendo em Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

13 thoughts on “Niterói sitiada por bandos bem armados

  1. Acredito em uma solução através do poder público.
    Temos como exemplo o metrô de Nova York que era inseguro e hoje , através da ação enérgica
    da polícia se tornou um bom meio de transporte.
    O ser humano tem a semente da maldadade no coração .
    Pergunto :O que é ser “experto”e o que é ser experto ?
    Quantos ,não pretendo ofender e sim trazer a reflexão, não possuem ” gato net, gato sky, gato de luz e dão como desculpa os altos impostos a que estamos submetidos ; compramos produtos pirateados e sabemos o destino que darão ao nosso dinheiro.
    Façamos a nossa parte e cobremos do poder público que faça a dele.
    Deus proteja nosso país.

  2. Com uma ação séria do poder público esta situação pode mudar.
    Temos como exemplo a ação da polícia de Nova York que transformou a insegurança de andar de metrô em um meio de transporte seguro.
    Que Deus nos abenc

  3. Sao Gonçalo e Niterói precisam de um unico comandante que seja Bravo e de confiança do povo……Guerreiro…linha de frente…sabe quem é
    Coronel Fernando Salema.

  4. Infelizmente o Estado do Rio esta falido, por obra e culpa dos politicos corruptos que estavam e estao no poder. Se em 2018 começasse um novo plano de educaçao, com melhoria das condições salariais dos professores, condiçoes de ensino, em 20 anos veriamos uma mudança. Como esse plano nao existe em 2018 e nao existe plano nenhum para o futuro, infelizmente, o único caminho é o que estamos vivenciando nos dias atuais. E vai piorar…..

    1. Marcio, você se lembra do lema do que teria sido o carro-chefe do segundo mandato da Dilma Roussef? O lema era “Pátria Educadora”. O plano não chegou a ser sequer mostrado à sociedade, muito menos implantado, pelas razões que nós todos sabemos (e que muitos de nós concordamos e apoiamos). A primeira etapa do governo do PT foi a erradicação da fome (lembra do “Fome Zero”?) e da miséria dos excluídos. A segunda etapa foi a geração de empregos (lembra dos PACs e dos milhões de empregos formais que foram criados, aliados à formalização dos trabalhadores autônomos através do MEI?). Pois é, a próxima etapa teria sido uma ampla reforma no nosso sistema educacional, e quem sabe plantar uma semente diferente e mais justa para as gerações futuras (daqui há 20 anos, como você menciona), mas aí houve o “acidente de percurso”, e tudo foi jogado fora. De quem é a culpa? Só do Cunha e do Temer?

  5. A lei tem que mudar ….ser mais severa… que tal pena de morte… os bandidos morrem e não existiria mais presídio …. olha só a economia!
    Além da segurança melhorar em muito.

    1. Que tal pena de morte também para os bandidos de colarinho branco? Aqueles que desviam bilhões do país para morar com todo conforto em mansões em Camboinhas? Aqueles que odeiam cheiro de pobre no calor e vão passar o Carnaval na Europa, viajado de primeira classe? Aqueles que metem a mão nos recursos do BNDES para comprar jatinhos particulares? Aqueles que fazem a lei em benefício próprio para morar de graça, em imóveis luxuosíssimos, às custas do dinheiro público? Vamos identificar esses canalhas e “passar o rodo em geral”?

      1. Isso aí. O Brasil está assim por falta de políticas públicas, por falta de educação , pela desigualdade social. Somos assim desde séculos. O Rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais a margem. Os ricos adoram uma Europa e um EUA mas não querem que aqui seja igual. Querem pobres e analfabetos para colocarem na senzala e ficam a cantar de galo na casa grande. Quem paga mais hoje no Brasil, a boa educação a todos ou o tráfico de drogas?

  6. Todo dia em Niterói tem assaltos.Esse programa da Prefeitura”NITERÓI MAIS SEGURA”se desmantelou, quando o arrastão que aconteceu na rua onde mora o prefeito,foi divulgado pelas redes sociais.Em seguida uma tradicional lanchonete de Icaraí e seus clientes são assaltados.Que “NITERÓI MAIS SEGURA”é essa?A que o atual prefeito anda de carro blindado,enquanto nós simples niteroienses mortais,ficamos à mercê de bandidos fortemente armados?Apoio o colunista com sua proposta de reunir as lideranças da cidade,para dar um basta ao banditismo que assolou Niterói!

  7. Espero que as autoridades tomem uma providência urgentemente, caso contrário a situação tornarse-a irreversível. A situação está crítica.

  8. Quem manda o brasileiro ser otario. Paremos de pagar impostos e façamos uma segurança privada na cidade com empresas sérias. Funcionou com a água e o esgoto e funcionará com a segurança. O mesmo vale para saúde, educação, previdência… Enquanto continuarmos que temos que pagar os impostos e o estado tem a obrigação de nos devolver o adiantamento ficaremos apenas nos lamentando.

Comments are closed.