New here? Register. ×
×

Niterói perde um pioneiro da hotelaria e do turismo

Escrito por Gilson Monteiro às 10:14 do dia 9 de janeiro de 2023
Sobre: Empresário solidário
  • Niterói Palace Hotel
09jan
Murilo Beltrão inaugurou o Niterói Palace Hotel em 1977

Niterói perdeu um dos pioneiros da hotelaria e do turismo, o empresário Murilo Beltrão, aos 92 anos. Era uma pessoa especial que deixa também uma marca indelével de solidariedade.

Numa época em que não havia facilidades de financiamentos da Embratur, Murilo, com muito sacrifício, juntando suas próprias economias e empréstimos bancários, conseguiu durante anos construir e inaugurar em 1977 o Niterói Palace Hotel, com 60 apartamentos, próximo ao Plaza Shopping inaugurado nove anos depois.

Fiquei sabendo por muita gente que, necessitando se hospedar no seu hotel, quando Murilo sabia da presença delas mandava colocar bandeja de frutas na suíte e dava orientação ao gerente Borges de que a conta daquele cliente já estava paga.

Numa visita de Adib Jatene ao Hospital Santa Cruz, fez amizade com o papa da cirurgia cardíaca e ministro da Saúde. Depois levou dezenas de amigos e conhecidos na ponte área para serem salvos a tempo em São Paulo.

São pessoas como Murilo Beltrão a quem a terra do cacique Arariboia deve muito por contribuir com seu empreendedorismo e espírito público para o desenvolvimento de Niterói. Vai ser sepultado amanhã (10/1), às 10 horas no cemitério Parque da Colina.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Niterói perde um pioneiro da hotelaria e do turismo

  1. Uma pessoa maravilhosa que tive a oportunidade de conhecer, amigo de todas as horas. Que seus herdeiros não sejam somente herdeiros, mas sim seus sucessores, não só nós negócios, em especial no seu comportamento humano que sempre foi.

  2. O conheci em fins de 2002, apresentado pelo amigo Gilson Monteiro. Na época havia adquirido a última casa da Praia de Icarai, na avenida Jornalista Alberto Francisco Torres 477. Sr. Murilo muito gentil e demonstrando imenso conhecimento na área hoteleira da cidade foi o responsável por uma análise da viabilidade do local virar um hotel ou um prédio como construído! Na ocasião mostrou sua honestidade em apontar o local como ideal para um novo hotel de alto padrão para zona sul. Porém optamos pelo prédio de apartamentos de 1 por andar. Um homem de bem e extremamente sensato.

  3. Que Deus acolha com todo júbilo o nosso ilustre niteroiense.
    Esse sim merece homenageado com seu nome em alguma rua de Niterói.
    Sugiro tocar o nome da rua MOREIRA CÉSAR em Icarai.

    1. Antônio a sugestão é interessante.
      Mas só gostaria de lembrar que a Rua Cel. Moreira Cesar já trocou de nome recentemente e chama-se Rua Ator Paulo Gustavo. Então se mais plausível encontrar outra para homenagear o ilustre cidadão.

    2. Verdadeiro o reconhecimento pela nossa Cidade através de seu trabalho e dedicação. Este merece tal homenagem, tornar seu nome referência na substituição ao nome da rua Moreira Cesar

Comments are closed.