New here? Register. ×
×

Niterói perde o mestre do nu feminino

Escrito por Gilson Monteiro às 14:20 do dia 26 de abril de 2019
Sobre: Tolentino
26abr

Modelos femininos, das mais diversas idades, posaram nuas em frente à prancheta e aos olhares atentos de João Tolentino Filho, no ateliê do pintor na Rua Marquês de Caxias, no Centro. Ele as retratava com sua arte peculiar nas telas que assinava apenas ‘Tolentino’.

Quem transmitiu tanta alegria nas suas pinturas de muitas flores coloridas, morreu de maneira triste e trágica na tarde de quinta-feira (25/04), atropelado por um ônibus em frente à Estação das Barcas, em Niterói.

Aos 82 anos, o artista ainda pegava nos pincéis produzindo para seus inúmeros colecionadores, que aguardavam novas telas para adquirir, dentre eles o desembargador Peterson Barroso Simão, seu amigo, que ajudou hoje (26/04) a família a liberar o corpo no IML.

Pintor de obra figurativa com forte expressão do nu feminino, considerado um dos pintores mais conceituados de Niterói, Tolentino foi professor da Sociedade Fluminense de Belas Artes e suas obras constam de diversos acervos e coleções públicas e privadas brasileiras.

O sepultamento será no Cemitério do Maruí, mas a família ainda não definiu o dia nem horário, aguardando por questões burocráticas.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Niterói perde o mestre do nu feminino

  1. Tive a honra de ser seu aluno na Escola Fluminense de Belas Artes nos anos 70 , junto com outros grandes mestres como Aloísio do Vale , Poiava e o escultor Dante Croce . O MESTRE TOLENTINO além de GÊNIO era um ser humano admirável . Muita saudades de uma época admirável , suas histórias e obras serão eternizada na memoria da arte fluminense e brasileira .

  2. Não só Niterói empobrecer com a falta da arte e dos coloridos deste gênio, mas sim todas galerias de artes dentro e fora deste país. um mar de tintas de canetas e quilometros e quilometros de papel ofício não bastariam para descrever a arte desse monstro, reconhecidamente como Tolentino.

  3. TOLENTINO não foi apenas um artista figurativista por excelência, como é conhecido. Vocação e predestinação a materializar o belo,em outras dimensões, a partir de cenários inspiradores como os casarios, as paisagens e o mar. Inexcedível em tudo que fazia, colecionava amigos e admiradores. Na década de 90 , Niterói viveu um dos momentos mais felizes quando assistiu a mega exposição das obras desse grande artista, com a presença de ministros, desembargadores , empresários que vieram de outros Estados para assistir a esse momento tão especial para os amantes da arte. .Só a posteridade será capaz de avaliar a grandeza de sua obra.. Agora, ao lado de sua querida alma gêmea, Sonia , sua esposa, continuará sua sublime missão nos pródromos da espiritualidade.

  4. Meu amigo, Gilson, como sempre, registrando fatos relevantes em nossa cidade. Perdemos um grande artista plástico, de forma absurda! Parabéns, Gilson: linda e merecida homenagem! Forte abraço!

  5. Niterói tem artistas de renome pintores,arquitetos ,músicos,que eram de NITERÓI. Além outros que se

  6. Merecida homenagem ao grande pintor nascido e criado em Niterói. Alguém com força e alma do verdadeiro artista plástico.

  7. Um triste fim para uma pessoa que fez da sua arte tantos amigos! Meus sentimentos à família! Niterói fica mais pobre com essa perda!

Comments are closed.