O jurista e desembargador aposentado Jorge Fernando Loretti, 91 anos, vai ser velado a partir das 16h desta sexta-feira (13/05) no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói. O sepultamento será amanhã de manhã, às 9h, no cemitério de Charitas, na Zona Sul de Niterói.
Loretti iniciou sua carreira política ao lado do ex-governador Roberto Silveira, seu colega na Faculdade de Direito de Niterói, despontando como grande orador. Presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a a União Fluminense dos Estudantes (UFE). Colou grau de bacharel em 1946 e em seguida fez o doutorado na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.
Foi secretário de governo de Roberto Silveira e, depois, de Badger Silveira. Foi desembargador por 17 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, o qual também presidiu, assim como o Tribunal Regional Eleitoral. No governo Marcelo Alencar foi secretário estadual de Justiça.
Lembrado como um dos maiores intelectuais de Niterói, presidira por mais de uma vez a Academia Niteroiense de Letras e por muitos anos foi consultor jurídico da Universidade Federal Fluminense, onde teve participação ativa na sua transformação em universidade como um dos fundadores.
Morou a vida toda no Ingá, na mesma casa da Rua Paulo Alves. Dono de uma memória e de um saber jurídico, além de rara inteligência, era respeitadíssimo pelo seu vasto conhecimento.