Publicidade
Notícias

Niterói opera painéis caros e com erros

Publicidade

Os painéis eletrônicos instalados em dez pontos de Niterói para, supostamente, ordenar o trânsito da cidade não passam de monstrengos arquitetônicos enfeando a paisagem urbana e de pouca utilidade para os motoristas. Quando não estão informando “Trânsito bom”, mesmo com as ruas congestionadas, atropelam a ortografia com a mensagem de “Boa Viajem” (sic), como o que foi fotografado nesta sexta (02/06) em frente à AABB de Piratininga, na pista de acesso ao túnel em direção a Charitas.

Nos pontos em que estão instalados os painéis de pouco serve a informação de “fluxo intenso” ou “pista interditada”. Motoristas reclamam que não têm alternativas para seguir viagem por outro caminho. Se no acesso ao túnel em direção a Charitas, por exemplo, lhes é informado que o trânsito à frente está ruim, têm que se resignar e esperar pela melhora, pois não há outra opção. O mesmo acontece na Praia de Icaraí, na Alameda e no Largo da Batalha.

Os trambolhos colocados na Alameda São Boaventura, Centro, Praia de Icaraí, São Francisco, Largo da Batalha e Região Oceânica fazem parte de um contrato de R$ 19,15 milhões assinado pela prefeitura de Niterói com a empresa Ineo do Brasil Engenharia e Sistemas para a implantação do Centro de Controle Operacional de Mobilidade sediado em Piratininga.

Esse dinheiro foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 20 anos, tempo que supera a vida útil dos equipamentos adquiridos. A operação de crédito com o BID foi aprovada em 2013, no montante (à época) de R$ 65 milhões para financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social, que previa obras de contenção de encostas e melhoria no sistema de sinalização do trânsito da cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

2 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade