New here? Register. ×
×

Niterói opera painéis caros e com erros

Escrito por Gilson Monteiro às 17:21 do dia 2 de junho de 2017
Sobre: Ortografia atropelada
02jun

Os painéis eletrônicos instalados em dez pontos de Niterói para, supostamente, ordenar o trânsito da cidade não passam de monstrengos arquitetônicos enfeando a paisagem urbana e de pouca utilidade para os motoristas. Quando não estão informando “Trânsito bom”, mesmo com as ruas congestionadas, atropelam a ortografia com a mensagem de “Boa Viajem” (sic), como o que foi fotografado nesta sexta (02/06) em frente à AABB de Piratininga, na pista de acesso ao túnel em direção a Charitas.

Nos pontos em que estão instalados os painéis de pouco serve a informação de “fluxo intenso” ou “pista interditada”. Motoristas reclamam que não têm alternativas para seguir viagem por outro caminho. Se no acesso ao túnel em direção a Charitas, por exemplo, lhes é informado que o trânsito à frente está ruim, têm que se resignar e esperar pela melhora, pois não há outra opção. O mesmo acontece na Praia de Icaraí, na Alameda e no Largo da Batalha.

Os trambolhos colocados na Alameda São Boaventura, Centro, Praia de Icaraí, São Francisco, Largo da Batalha e Região Oceânica fazem parte de um contrato de R$ 19,15 milhões assinado pela prefeitura de Niterói com a empresa Ineo do Brasil Engenharia e Sistemas para a implantação do Centro de Controle Operacional de Mobilidade sediado em Piratininga.

Esse dinheiro foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 20 anos, tempo que supera a vida útil dos equipamentos adquiridos. A operação de crédito com o BID foi aprovada em 2013, no montante (à época) de R$ 65 milhões para financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social, que previa obras de contenção de encostas e melhoria no sistema de sinalização do trânsito da cidade.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Niterói opera painéis caros e com erros

  1. Este governo é de brincadeira, né!!! Não vejo nada feito para funcionar, resolver… a lógica parece a mesma do desgoverno do rapaesinho no rio… aliás, parece cópia… quero ver o famoso legado medido pelo custo/benefício…

  2. Aproveitando esta matéria pergunto qual a razão para que os “gestores” da NitTrans não tenham resolvido ainda a BAGUNÇA E O RISCO À SEGURANÇA DE PEDESTRES E MOTORISTAS com relação ao trevo do Multi Center em Itaipu. Somente pessoas deficientes visuais não conseguem ver o caos lá existente apesar do pomposo prédio municipal, chamado CISP , situado em frente desse trevo. Pelo visto o prefeito Rodrigo Neves tem confiado muito nesse pessoal vindo do Rio para “gerir” a NitTrans. Absurda essa total falta de visão e sabido descaso conosco, moradores e ELEITORES, viu bem Rodrigo? Somos também ELEITORES desse município !!!

  3. Pagar um dinheirão, as custas de um IPTU (nunca vi isto por aqui, reajustado mensalmente, forçando a população, já em crise financeira a pagar tudo de uma vez, já não é legal e nem justo), sermos obrigados a pagar, PAGAR, para estacionar na rua, sem que os funcionários da Nittrans se responsabilizem por nossos carros(outro abuso), e convido o Sr.Prefeito a passear de ônibus na Mario Viana, de preferencia em horário de saída de escolas… um caos, e tome prédios.
    Não bastasse agora, além da ausência de três grandes hospitais particulares, pois os públicos, só os médicos podem comentar algo de como se faz milagre e a população sofre, dos assaltos constantes na cidade, da favelização negativa, do perigo que vivemos numa cidade que foi excelente de se viver, era calma, tínhamos nossa liberdade de ir e vir, tínhamos escolas e hospitais públicos de qualidade, mas nada disso é visto por qualquer governante no pós Ponte, que entra e sai nesta cidade. Só vale mesmo a construção de inúmeros prédios, um transito caótico, e a maioria das ruas com a mesma largura de mais de 70 anos atrás… e agora, a bela imagem acima, proveniente infelizmente, de um professor que tentou ensinar e alguém não quis aprender a escrever… VIAJEM… VIAGEM substantivo, é com G. VIAJAR, verbo, é com J.

  4. Entre o Mercado Diamante e ao Posto Monza está merecendo uma boa reportagem . Atravessar nesse trecho é suicídio. Um desrespeito com a população.

  5. Gilson, vc entende de culinária, de moda, de turismo, etc… Antigamente íamos pesquisar no bom e velho Aurélio, mas hj, como diz a campanha publicitária: Dá um Google!
    Se informa, lê, aprende antes de sair escrevendo suas bostas.
    Façam uma boa VIAJEM!

    1. 20 milhões para instalar painéis ultrapassados é de lascar. Quem paga? Nos os contribuintes , bem feito votaram nele, o alcaide melancia.

  6. Bom dia! Dinheiro mal administrado e jogado fora, obras de benefício no mínimo duvidoso para a população, mal projetadas, descaso com as reclamações da população são constantes na administração municipal. A Nittrans é pródiga em multar mas isso não ocorre contra todos. Na rua Edson Zuzart, junto ao trevo do posto Monza, bem na esquina com a Eweron Xavier, funciona uma oficina de autos que tem costas quentes (veículos da PM e outros são consertados lá. ..), pois deixam os automóveis na rua, estrangulando a entrada de veículos na rua, onde funciona uma escola de ensino elementar/creche, pondo em risco a segurança de todos, e , apesar de reclamações já feitas, nenhuma providência é tomada pela Nittrans.

  7. O caos no transito de niteroi reflete a cabeça do prefeito: INCOMPETENCIA.
    Investe em grandes obras, que dão mais “”RETORNO”” e não cuida do dia a dia.
    Os guardas de transito são semelhantes a ascensoristas de elevador automatico: totalmente desnecessarios. São totalmente desprovidos de competencia , como o prefeito.

  8. Gilson, boa noite.
    Não adianta colocar sinalizadores que poderiam ajudar a controlar o trânsito e ter como digitador uma pessoa que não sabe escrever corretamente ! É o sinal dos tempos !
    ———————–
    Hoje, ao ver que o último reduto de um bairro seguro, como a praia de Itacoatiara, tem registrado em 5 dias, 3 assaltos, chego á conclusão que nem com o Dpo instalado, existe a sensação de proteçao instalada !
    É muito triste e desalentador !

  9. Sabe de uma coisa…. além de caro, a falta de comunicação é gritante e essa turma também não sabe operar esse software, só pode.

  10. Fico revoltado ao ver tal tipo de gasto, típico daquilo que é feito para inglês ver. Mesmo com o prédio do CISP situado bem próximo, até hoje nenhum desses “maravilhosos gestores de trânsito” de Niterói colocaram ao menos um agente no trevo do Multicenter apesar do caos lá existentes com a disputa de quem vem de Itaipu e quer acessar para Piratininga/Camboinhas/Av Sete com aqueles vindo desses pontos para acessar Niterói via serrinha com aqueles outros que vindo de Itaipu querem apenas seguir em frente para o sentido Cafubá. Impressiona essa inércia (incompetência talvez?) na solução de um problema viário constante que coloca em risco a todos nós e os “gestores” da NitTrans não enxergam! Agora, gastar dinheiro para a compra desses trambolhos e a sua consequente manutenção, o pessoal do Rodrigo Neves é muito “proativo”!

Comments are closed.