A Prefeitura de Niterói está instalando no calçadão da praia de Icaraí, defronte à Pedra da Itapuca, um daqueles letreiros cafonas que toda cidade interiorana exibe na pracinha principal. O mostrengo de concreto armado, com 11 metros de comprimento, forma a frase “#Eu amo Niterói”, e é ornado por um grande coração. Começou a ser instalado essa semana.
Niterói, que conta com monumentos de fama internacional como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), fruto da genialidade do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, não pode permitir que se construa tal monstrengo. Segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), que está instalando o trambolho, ele será um letreiro turístico e servirá de moldura para selfies, fotos e vídeos de quem por ali passar. Não se sabe, ainda, a que custo a cafonice sairá para os cofres públicos.
Difícil acreditar que o prefeito Axel Grael, de uma família de origem dinamarquesa e formada por velejadores que já viajaram pelo mundo todo, tenha autorizado a construção dessa obra cafona e de mau gosto. Não podemos voltar ao passado quando o famoso colunista Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, nos anos 60 dizia que “Niterói é terra onde galinha cisca para frente e urubu voa de costas”. Nessa época, envergonhados, muitos niteroienses emplacavam seus carros no Rio de Janeiro.
Niterói com tantos símbolos e monumentos, como as Pedras do Índio e da Itapuca e o majestoso MAC, não tem que macaquear o símbolo criado em 1977 pelo designer Milton Graser para uma campanha de marketing de Nova York. O arremedo cai melhor em cidades interioranas e de poucos atributos que copiam essa logo mundo afora.
O município que tem a UFF, uma das maiores universidades federais do país reunindo grande parte da inteligência da cidade, não pode permitir tamanha cafonice “em nome do turismo”. Niterói está repetindo os mesmos erros de cidades da Região dos Lagos, que esbanjam a dinheirama dos royalties do petróleo com obras faraônicas.
Um exemplo disso é Maricá, que nada em petrodólares e, dentre outras faraonices com o dinheiro público, instalou 17 mastros gigantes (com 60 metros de altura) na RJ-106 e em praças da cidade gastando mais de R$ 10 milhões. Cada uma custou cerca de R$ 600 mil. Em pouco tempo, as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio e do próprio município hasteadas neles já ficaram em frangalhos. Para serem substituídas, vão custar mais uma grana ao contribuinte.
Axel Grael tem que aplicar os bilhões dos royalties do petróleo em coisas essenciais de interesse da população, como saúde e educação, para não correr o risco de se afundar como administrador e ainda ter que explicar ao Tribunal de Contas sobre o dinheiro mal-empregado no município.
O texto é um pouco elitista, porém realmente Niterói deveria receber obras acima da média. Afinal, aqui é cidade produtora e exportadora de arte.
na década de 50 com Cauby, 60 com Sérgio Mendes, 70 com Dalto, 80 com Marcos Sabino, Biafra, Claudio Zoli, 90 com Vanessa Rangel, Ithamara Koorax… isso pra dizer só na musica.
Merecíamos bem mais
Certamente uma das piores prefeituras que já passaram por Niterói.
E neste ano, teremos que brigar para não construírem ESPIGÕES em toda R.O e grande parte dos outros bairros com espaço disponível.
Ando por Icaraí e, INFELIZMENTE, é flagrante a falta de cuidado com a cidade que esta prefeitura tem.
Moradores de rua aos montes, crackudos aos montes.
Um bairro que já foi sinônimo de qualidade de vida, hoje em dia, respira por aparelhos.
Ciclovia da Professor João Brasil sem UTILIDADE alguma, serve de estacionamento de carros sem fiscalização alguma. E agora, ainda vão cismar de mexer na Alameda. A obra vai ficar uma maravilha, anotem aí…
Em vez de nos preocuparmos com as cafonálias do Sr. Prefeito, devíamos cobrar dele a imundície q está a Rua Gavião Peixoto e o centro da cidade com a quantidade de moradores de rua q infestam a cidade. Niterói já deixou de ser a Cidade Sorriso há muito tempo. Agora está desdentada. Cada vez pior.
E ainda tiraram o Layout do antigo Procordis
Meu Deus, que gente chata que adoro reclamar, fora o ar de superioridade que adoram impor. Desçam do palco. Se não quiserem, é só não tirar foto. Passar reto. Se faz reclama, se não faz, reclama também.
Estou aliviada em saber que não fui somente eu que achou cafona esse letreiro e que nada acrescenta a essa cidade. O que precisa ser feito com URGÊNCIA é reunir os marisqueiros e pescadores para orienta-los a não deixarem isopor quebrado boiando na praia. Já vi isso acontecer e o marisquriro deixou boiando os pedaços. Alias, todos que fazem uso do mar como eles, os surfistas, os que praticam canoagem, deveriam ao ver madeiras, pedaços de isopor e outros lixos, recolherem. Sabemos que as tartarugas e os peixes comem por engano e morrem. Já que se be eficiam do mar, podem ter mais respeito. Escrevi para o Órgão responsável mas só agradeceram e nada fizeram. Tem sim que ser cobrado mais ações na área da saúde e da educação. Isso sim faz uma cidade se notabilizar e não letreiros bregas.
Leio comentários comparando nossa cidade e a cidade do Rio de Janeiro com Amsterdã, Nova York, entre outras. Mas o que será que passa na mente desses viajados? Será que não sabem diferenciar mais belezas construídas pelo homem de belezas naturais? Ou será que não sabem mais o que é considerado arte? Em belezas e artes naturais, Niterói e o Rio de Janeiro superam todas as cidades citadas, ganhando de lavada. Não há o que discutir. Parem de idolatrar países estrangeiros.
Mas quanto vai custar???e por baixo dos panos a comissão polpuda vai pro bolso de quem???
Um dos melhores textos dos últimos anos publicados por Gilson Monteiro sobre a nossa Niterói. Sensacional. Além de cafona, o tal monstrego vai atrapalhar em muito a vida de quem faz caminhadas/corridas no calçadão. Aliás, os recursos seriam melhor aplicados se fossem usados para o conserto do calçadão, com buracos e irregularidades a cada meio metro.
Concordo plenamente com vc. É um absurdo e uma cafonice . Gostaria de saber qual é o retorno desse tipo de turismarmo?😞😔
Maricá é o exemplo de gastos públicos astronômicos com cafonices absurdamente ridículas.
Acho que nossa cidade merece se destacar ,é uma cidade bonita e comparando a outras,melhor em qualidade de vida,amo minha Niterói.
De fato a coisa é brega, carona. Mas o autor do texto, infelizmente, traz um monte de preconceitos. Por exemplo, afirmar q isso é coisa de cidade interiorana. Não meu caro. No interior ou na metrópole se faz obra brega. No Rio ou em Nova York tem mau gosto.
Tampouco venha apelar para uma suposta classe cultural superior instalada na Dinamarca. O fato dos Grael saírem da Dinamarca não lhes dá mais saber estético ou cultural q o nascido em Kiev ou Cabrobó. Dê-se valor meu caro.
Brilhante comentário. Sou cria de Niterói, mas, por força do trabalho estou residindo em Angra dos Reis há sete anos. Este tipo ornamento horroroso, encontra-se espalhado por toda cidade de Angra. Considerando que Niterói é uma das cidades mais cultas do Brasil e, Considerando que Angra dos Reis padece de qualidade de vida (falta tudo, inclusive cultura), não poderemos aceitar essa aberração.
Sim, a origem dinamarquesa do prefeito é determinante sim para ele ter um gosto superior de artes, decoração etc né…Sim.
bom dia, mas aí como iria igualar alguns saldos devedores. esses e outros monstros da cidade servem para isso.
Se me permite fazer uma emenda, ressalto ainda: Niterói fede. Isso mesmo, cheira muito mal devido a vários tipos se problemas dos quais nem preciso descrever. Já torci meu pé por duas vezes nas calçadas lotadas de buracos. É quase o mesmo que tentar escapar de buracos com explosivos. Da última vez, além de torcer, ainda pegou uma artéria que fez o sangue jorrar, e tive vários gastos para poder me tratar. Esse senhor prefeito não faz nada correto. Tudo imundo.
Eu concordo que com o dinheiro gasto nesse letreiro cafona e desnecessário, necessitamos de reparos mais úteis e mais espaços para lazer.
Pouco importa o grau de entendimento de meia dúzia sobre o que é ou não cafona. Que seja, importante é a proposta de mobilizar turismo a cidade.
A orla carece de equipamentos úteis como decisão, banheiros, chuveiros e quiosques com comida e cozinhas limpas.
É necessário que o niteroiense “leia” a placa para, então, dizer para alguém que ama a cidade? E algum turista que vier à Niteroi e não gostar da cidade vai passar a amá-la somente porque leu a plaquinha do prefeito?
Que tal reverter o dinheiro a ser gasto para consertar o calçadão, que se encontra cheio de buracos?
Me desculpe mas cafona mesmo são essas obras do Niemeyer.
Que patrulhamento feroz ! Seja bem-vinda a placa !
Não causa transtorno a ninguém, cafona ou não !
Há coisas mais importantes de as autoridades municipais precisam cuidar : trânsito caótico, ruas esburacadas, construção desenfreada de espigões, etc,
Uma vaia niteroiense contra essa crítica pretensiosa e elitista ! Senhor Gilson, mude-se para Copenhagen !
Garanto-lhe que lá o senhor encontrará um bocado de coisas cafonas, sobre as quais escrever.]
Como Paris é cafona! Pois lá no terraço da Galeria Lafayette também tem uma dessas obras Paris eu te amo!
Kkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk
Um dos melhores textos dos últimos anos publicados por Gilson Monteiro sobre a nossa Niterói. Sensacional. Além de cafona, o tal monstrego vai atrapalhar em muito a vida de quem faz caminhadas/corridas no calçadão. Aliás, os recursos seriam melhor aplicados se fossem usados para o conserto do calçadão, com buracos e irregularidades a cada meio metro.
Cafona ou não , o que importa é que tem gente que curte .. Eu acho super brega visitar o Cristo Redentor e tirar foto de braços abertos, mas desde que a estátua foi instalada no Corcovado milhares de pessoas já fizeram isso . O que D. Furustreca e o Sr. Dotô Furustreco ,por de considerarem “,cultos” por visitar museus e galerias de arte não me interessa, o que EU gosto sim.
Quanto Mi Mi Mi os que reclamam aposto que serão os primeiros ai la tirar fotos.
prefeitura de niterói = cabide, digo , armário , de emprego !
“Difícil acreditar que o prefeito Axel Grael, de uma família de origem dinamarquesa e formada por velejadores que já viajaram pelo mundo todo, tenha autorizado a construção dessa obra cafona e de mau gosto.”
Não precisa falar mais nada depois dessa declaração, tem eurocentrismo, tem xenofobia tem um pouco de tudo nesse texto.
Há coisas mais importantes que reclamar da cafonice do prefeito. A cidade está abandonada. Sem lixeiras, as ruas esburacadas e cheias de calombo. As atitudes do prefeito também são questionáveis. Um exemplo disso é o cartão Araribóia. Uma imitação da moeda mambuca de maricá que ninguém sabe qual o lastro que garante essas emissões de moeda.
Ao q me consta, cidades como Amsterdam, Nova York, Hollywood, entre outras, têm ou já tiveram seus letreiros, fazendo sucesso e atraindo turistas. inclusive, uma das razões da retirada do letreiro de Amsterdam, foi justamente o movimento que ele causava ao seu redor. Vale mencionar que é o turismo um dos grandes responsável pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que residem no lugar.
Julgar brega ou não, é um direito de cada um. Julgar os cofres públicos é um dever de todos. Mas é pouco todo cuidado na forma com a qual se menospreza qualquer cidade, bem como no linguajar que demonstra profundo preconceito.
Boa
Adorei, já vi em diversas cidades nacionais, meus parabéns pela iniciativa.
Niterói não é cidade turística.
E os moradores de rua? Não seria prioridade resolver? O que está se fazendo para minimizar essa desumanidade? .
EXCELENTE. Gostaria q vc Gilson investigasse as obras do Engenho do Mato.
Minha rua está vivendo um inferno a quase um ano.
Não se sabe quando vai acabar.
É total desrespeito com os moradores da Região.
A ciclofaixa da Av. Everton Xavier, a faixa desapareceu há muito, mas muito tempo.
Cadê a PREFEITURA.
Venho do interior de SP, uma cidade totalmente industrializada e com uma infraestrutura completa, com mais de 500 mil habitantes. Quando cheguei em Niterói me deparei com uma sociedade altamente metida com sua localização. Acredito que esses moradores nunca saíram desse “miolo metropolitano”, e acham que icarai, santa rosa ou regiao oceânica sao bairros de elite. A infraestrutura desses bairros equivale ao subúrbios do interior de SP. A refeitura precisa urgentemente é melhorar a infraestrutura, limpeza, e aumentar o potencial turístico da cidade. Não ficar apenas com um UNICO símbolo como o MAC. E o principal…. a super valorização de certas áreas.
Se o senhor acha que Niterói se equivale aos “subúrbios do interior de SP”, volte para o interior de SP, uma “cidade totalmente industrializada e com uma infraestrutura completa”.
Como o senhor disse, “os moradores daqui nunca saíram desse miolo metropolitano”.
Volte correndo para São Paulo e fique por lá, é o melhor que tem a fazer.
Um jornalista em pleno século XXI usando o termo “macaquear”… Isso sim é cafona e antiquado!
Nesse caso a opinião é sua. Eu adorei!
Acho que a resposta deveria ser da população, não de quem posta, não temos gostos únicos.
Exatamente Guilherme, é isso mesmo! Muitas cidades no Brasil tem um letreiro como esse, que serve para mostrar o amor pela cidade, não vejo nada de cafona nisso. Cafona mesmo é a arrogância que vc sabiamente descreveu.
É cafona fomentar o turismo local. Blá blá blá de oposição…
“Niterói com tantos símbolos e monumentos, como as Pedras do Índio e da Itapuca e o majestoso MAC, não tem que macaquear o símbolo criado em 1977 pelo designer.”
Macaquear? Só mostra como a cidade de Niterói é muito preconceituosa como mostram estudos e própria reportagem pretérita do Enfoco, UFF…
Parabéns Sr Gilson Monteiro
O nosso Prefeito si governa para os ricos de Niterói!!
Enquanto isso, a Avenida Amaral Peixoto , no Centro da Cidade, fede a urina constantemente, atrapalhando serviços, comércio e transeuntes. Que decadência!
E daí, meu caro? Niterói é uma das melhores em qualidade de vida. Quem fala são as estatísticas!
Discordo da opinião do colunista, mas, respeito.
A mim, esse letreiro parece de bom gosto e pertinente ao que se propõe.
Chama-lo de “monstrengo”, “cafona”, etc, é, no mínimo, uma baita indelicadeza por parte do mesmo.
Não existe nada mais caipira do que qualquer cidade do interior de São Paulo
Hahaha.. tá de brincadeira??? Só mencionou bairros onde as pessoas são esnobes mesmo, agora julgar uma cidade inteira por comportamentos isolados é complicado.
Outra coisa, quando diz cidadezinha do interior de São Paulo com 500mil habitantes, equivale a Niterói, pois também temos 500mil habitantes.
Estamos entre as 6 melhores cidades do Brasil.. vir aqui falar besteira é de mais.
Bom dia!!
Por favor faça uma reportagem sobre a calçada do Central Prime.
Vasos de plantas,bicicletários e propagandas foram instalados em cima do piso para deficientes visuais e a prefeitura nada faz.
Moro em frente e trabalho com design. Posso afirmar que a iniciativa é extremamente mal planejada: desproporcional, tira a importância da paisagem, diminui a única área larga de observação do mar no calçadão, além de ser esteticamente brega.
Mas levanto outro ponto: como a prefeitura tem essas idéias, as coloca em produção sem CONSULTAR A POPULAÇÃO, especialmente os que dão de frente ao trambolho diariamente?
Eles não são donos da cidade e sim SERVIDORES.
É justo questionar valores gastos e outras prioridades da cidade. Mas é desnecessário desmerecer as cidades do interior dessa forma. Além disso, Niterói não é só elite. Se alguém se envergonha da cidade onde mora, seja ela qual for, pega sua fortuna e busca uma melhor para morar
O ponto principal, é que prefeito e servidor e não DONO da cidade.
Moro em frente e afirmo que ninguém aqui do bairro foi consultado ou fizeram a enquete sobre a ‘homenagem’. Há centenas de outras prioridades. Melhora da limpeza na região e coleta do lixo das águas pluviais é urgentíssimo, por exemplo.
Alguém já disse “muito ajuda quem não atrapalha”, então prefeitura que tal abortar esse projeto caro e ridículo e resolver o inferno das descargas abertas das motos de entregas? Que tal multar motos e ciclistas que trafegam nas calçadas? Que tal uma campanha educativa para que donos de “pets” recolham os dejetos deixados nas calçadas pelos seus animaisde estimação?
Em nome da cidadania, pensem nisso…
Não a necessidade disso ,é gasto desnecessário ,quando vemos locais na minha linda cidade ,em que nem luzes existem nos postes ,são tantas coisas necessárias a serem feitas. Lastimável.
Todas as cidades turísticas possuem e todos gostam de registrar fotos.sua opinião não reflete o gosto das pessoas que tem orgulho da cidade.
O letreiro “cafona” ao qual você se refere não são instalados em todas as cidades “interioranas” e sim em algumas cidades turísticas, inclusive, guardadas as devidas proporções, Amsterdã também possui, você sabia?
Sem contar que qualquer forma de amor sempre é válida! Dizer eu te amo …emociona quem lê é observa…seja de barcas ….por avião…ou um simples veículo de quatro rodas….Somos românticos! Em princípio estamos felizes com a declaração de amor do prefeito Axel Grael! Muitos ganham flores e acham cafona! Nós…não! Como dizia nosso poeta maior Marcio Proença: …Ah! Niterói como eu amo você! Pular de Trampolim lá em Icaraí…É dormir com você!
E daí? Amsterdã perto da cidade do Rio não é nada em belezas naturais.
Temos muito mais o que mostrar ao turista e não precisamos dessa macaquice na orla de Niterói. O MAC é uma ótima moldura para fotos.
O dinheiro gasto nessa coisa, por exemplo, poderia custear a desobstrução da rede de drenagem pluvial das ruas do Ingá, que em toda chuva alaga o bairro.
Opinião:
Ele está preocupado com ciclovia, cadê a mobilidade dos niteroienses.
Tudo engarrafado.
Lagoas poluídas.
Ruas alagadas(charitas, Cafuba engenho do mato, etc….), com qualquer volume de chuvas.
Região oceânica, absurdamente mal cuidada, trânsito caótico.
Povo não participa de nada e quando participa não é respeitada a bontade(ciclovia de Piratininga).
Axel, Fake ecológico( lagoas da RO),
RNeves, o rei de tampões de bueiros na pista de rolamento de pneus de carros.
(Experimente ir de São Francisco(via túnel Cafuba) até o trevo de Piratininga sem passar por pelo menos uns 20 tampões de bueiros na direção dos pneus).
Estamos com 51 secretarias de governo e o governo constrói a ciclovia em frente ao meu condomínio(camboinhas) em que a rampa(cadeirante) de entrada principal construíram um canteiro que tiraram o acesso e já fui no canteiro de obras falar com o engenheiro chefe( Jonny)em Piratininga) falando com o auxiliar que iria passar o motivo da reclamação, o síndico do meu condomínio falou com o administrador da Região oceânica, mas, até agora nada(constroem para destruírem).
Absurdos desta Fake de administração municipal..
Lamentável.
Vamos tentando ajudar, mas é difícil sem sermos ouvidos.
Prefeito, saia do seu quadrado e ouça o povo de bem e do mal também!
Opinião de um Cidadão comum.
Obrigado.
O COMENTÁRIO A RESPEITO DA OBRA É PERFEITO E EXPRESSA TAMBÉM MINHA OPINIÃO. ESTA OBRA ERA UMA NECESSIDADE, POIS AS GRADES ANTERIORES ESTAVAM CAINDO E APRESENTAVAM PERIGO PARA OS TODOS QUE PASSAVAM PELA CALÇADA. MAS AINDA EXISTEM PROBLEMAS NÃO RESOLVIDOS NO TRECHO COM AS NOVAS GRADES: COMO BURACOS, RAIZES DE ARVORES DESTRUINDO AS CALÇADAS QUE SÃO DESNIVELADAS, FIOS SOLTOS DESENCAPADOS.E POSTES RACHADOS E PERIGOSOS.
UMA SOLICITAÇÃO DE IDOSOS E OUTROS MORADORES DA REGIÃO: EXISTIAM 6 ( SEIS ) BANCOS PARA QUE NÓS, IDOSOS PRINCIPALMENTE E OUTROS PUDESSEM DESCANSAR E CURTIR UM POUCO A VISTA, CONTEMPLANDO AS BELEZAS
DA NATUREZA E AS TARTARUGAS QUE EXISTEM NO LOCAL. ESPERAVAMOS QUE AUMENTASSEM O NÚMERO DE BANQUINHOS OU PELO MENOS QUE MANTIVESSEM O MESMO NÚMERO,, MAS REDUZIRAM APENAS PARA 3 ( TRÊS ), TIRANDO O PRAZER DO IDOSO DESCANSAR UM POUCO.
MEU CARO GILSON MONTEIRO, COM SUA AJUDA E A FORÇA DE SUA COLUNA DEFENDA A INSTALAÇÃO DE OUTROS BANQUINHOS E TRARÁ UM GRANDE BENEFÍCIO PARA TODOS DE NITERÓI, OBRIGADO POR VOCÊ SEMPRE DEFENDER NOSSA CIDADE. .
Não sou contra o “letreiro “, apenas acho que poderia ser em outro lugar…
Postos de Saúde sem remédios e até insumos para fazer exames de sangue a mais de 6 meses, é um absurdo entre outros….
Mais uma obra injustificada, para se tanto ,visitantes observarem,
para os munícipes:imposto!
Como dizia minha saudosa mãe:
“Pediu para ser cafona e entrou 3 vezes na fila.”
Kkkkkkkkk
Devia colocar era um painel com nomes de grandes Niteroienses , temos tantos artistas na musica como Sergio Mendes , Dalto , Marcos Sabino , Caubi Peixoto , Biafra, Roni Von atores como Nicete Bruno Paulo Gustavo , , Leandro Hasdum , muitos artistas importantes que os turistas gostariam de saber que são daqui .
Com o dinheiro público e uma mente ociosa tudo pode ocorrer!
Poderia ter investimento para Inglês ver, claro que sim. Todavia, recomendaria estudar melhor a novidade, para que não fosse ultrapassada já no início de sua existência. Será que não existe arte melhor para otal trambolho? Originalidade não foi o forte.