New here? Register. ×
×

Niterói espera volta do Irmão Amadeu

Escrito por Gilson Monteiro às 14:31 do dia 4 de julho de 2016
Sobre: Lassalistas
04jul

Quando liguei hoje para o meu amigo Irmão Amadeu me disseram que ele tinha sido transferido para Porto Alegre (RS). Confesso que tomei um susto e logo me veio a ideia de lançar um movimento pela internet “volta Irmão Amadeu, aqui é o seu lugar”. Mas em seguida fiquei sabendo que o diretor emérito do Instituto Abel, em Niterói, vai ficar apenas por duas semanas para se fortalecer na Casa de Saúde Lassalista.

Ainda bem, para alegria de uma legião de amigos, professores, alunos e ex-alunos e admiradores do excepcional do trabalho que este irmão fez ao longo de 60 anos pela congregação em Niterói, pela educação e formação de mais de 50 mil crianças. Hoje muitos desses ex-alunos atuam em várias áreas no Brasil e no exterior graças aos ensinamentos que assimilaram de uma formação cultural, religiosa e de caráter que os fez serem respeitados pelo mundo.

Por outro lado, quando vejo a irmandade São Vicente de Paulo querer transferir para o Rio de Janeiro as quatro irmãs que restaram depois mais de 150 anos da instituição vicentina em Niterói, assusto-me com a falta de reconhecimento do que essas freiras fazem e pelo que representam para toda a comunidade por elas atendida na cidade.

É bom sempre lembrar que foi o Irmão Amadeu quem conseguiu a legalização da área doada pelo Estado na Avenida Roberto Silveira para a instalação do Instituto Abel. E que graças ao seu empenho e prestígio foram feitas todas as edificações e melhorias do colégio, com a construção de um teatro e de um ginásio esportivo, e a aquisição de uma nova área para a um novo centro universitário em Niterói.

O único conforto que nos resta é que este santo homem de 95 anos seja tratado com todo o conforto e carinho pelo débito de gratidão que a irmandade e toda a comunidade niteroiense lhe devem.

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Niterói espera volta do Irmão Amadeu

  1. É uma das figuras mais expressivas da historia de Niterói.
    Passei minha vida academica no Instituto Abel, e só tenho elogios pela forma atenciosa, firme e polida do Irmão Amadeu .
    Esse tem a unanimidade de uma cidade !
    Que sua saúde esteja bem e que volte para nossa cidade.
    (Menescau, do Abel)

Comments are closed.