Publicidade
Categories: Sem categoria

Niterói e RJ ignoram pacientes especiais

Publicidade

Quem passa pelo Trevo de Piratininga, com destino a Camboinhas e a Piratininga, não imagina a luta diária do casal Ana Cláudia e Paulo para manter a casa número 1, da Avenida 12, onde funciona há 16 anos, a Associação dos Colaboradores e Amigos dos Pacientes Especiais (Acape). Ė que atrás daquele muro são muito bem cuidados 29 pacientes especiais, dentre os quais 19 jovens têm na casa sua residência fixa e outros dez ali vão diariamente participar da convivência assistida.

Ocorre que o Governo do Estado, através da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA), assumiu o compromisso de pagar um salário mínimo pelo atendimento a cada um dos 19 pacientes moradores, mas desde junho do ano passado a Acape não recebe nada.

Agora, a FIA foi extinta e o Governo do Estado, além de não pagar os atrasados, não vai mais cumprir o compromisso. A Acape vive da contribuição individual de alguns abnegados e sem o apoio do Governo do Estado vai ter dificuldade para manter seu projeto. Tem a despesa com o aluguel da casa, os empregados, luz, água, encargos sociais, alimentação, remédios e outros  custos extras.

A Secretaria de Assistência Social de Niterói nunca deu as caras por lá, mas tem um exército de funcionários que não cumprem a missão para as qual foram nomeados. O prefeito Rodrigo Neves ganharia mais respeito se ajudasse uma entidade séria como essa, em vez de gastar R$ 5 milhões com a FSB Estratégia em Comunicação, para manter uma pequena assessoria de imprensa, e gastar mais R$ 15 milhões com a Agência Prole, de publicidade. Isso é que seria gastar bem, ajudando um grupo de jovens com problemas especiais, a maioria largada nas ruas e acolhida por Ana Cláudia e Paulo, um casal maravilhoso.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

3 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade