New here? Register. ×
×

Niterói dá adeus a um grande cirurgião e mestre da radiologia

Escrito por Gilson Monteiro às 17:59 do dia 17 de agosto de 2024
Sobre: Benedito Neves
17ago
Benedito Neves deixou muitos ensinamentos e exemplos a serem seguidos

Um homem com uma história e imagem marcada pela competência, ética, correção, profissionalismo, simpatia e vontade de servir, o médico Jose Benedito Neves faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 91 anos. Será velado no Parque da Colina no domingo (18), das 12h15m às 14h15m, na capela 4.

Montou em Niterói o Serviço de Radiologia que levava o seu nome, no Trade Center, em Icaraí. Depois apareceram novas tecnologias e exames sofisticados como ultrassonografia, densitometria, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear e outros tantos.

Uma carreira dedicada de tempo integral à medicina. Benedito Neves ainda estudante já se interessava pelas imagens obtidas através dos Raios X. Era residente em hospitais e sanatórios no período crítico de uma epidemia de tuberculose no Estado do Rio de Janeiro.

Optou pela cirurgia geral e torácica, indo trabalhar com o mestre Gesse Teixeira, no Sanatório Santa Maria, em Jacarepaguá. Após, atuou nos hospitais Azevedo Lima e Ary Parreiras, no Fonseca, especializado em doenças pulmonares. Mais tarde, no Hospital de Ipanema e na Clínica Emílio Amorim, referência em radiologia, no Rio.

Vendeu a Clínica que montou na Rua Paulo Gustavo, em Icaraí, para o Grupo Medlife, que manteve o nome de José Benedito Neves.

Ele chegou aos 9 anos em Niterói, vindo de Cachoeiro de Itapemirim, terra de Roberto Carlos, no Espírito Santo. Cursou o Salesiano e o Liceu Nilo Peçanha. Fez parte da primeira turma de medicina da UFF federalizada, recebendo o diploma de médico em 1956.

Professor concursado exercendo o magistério no Hospital Universitário Antonio Pedro, desencantou-se com a influência da politicagem na cátedra e pediu demissão.

O querido amigo José Benedito Neves exerceu com grandeza a carreira de Hipócrates, deixando ensinamentos e exemplos a serem seguidos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|