Um frondoso sapotizeiro começou a ser cortado nesta segunda-feira (24) na Escola Municipal Elvira Lúcia, em Icaraí. Vizinhos denunciam estar havendo a “supressão do indivíduo arbóreo”, como os ecologistas se referem ao abate de árvores, dois dias após o Dia Mundial da Terra (22/4) e a menos de dois meses de a prefeitura de Niterói receber o título de Cidade Amiga das Árvores, conferido pela Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU). Na semana passada, duas mangueiras também foram derrubadas no terreno da escola para dar lugar à instalação de uma cobertura metálica na quadra de esportes.
Moradores da Travessa Emilio Andrada, onde fica a Escola Elvira Lúcia, em Icaraí, reclamaram do abate das árvores com a prefeitura de Niterói, mas funcionários responderam que o antigo pé de sapoti não seria abatido. Na manhã de hoje, porém, ouviram o barulho de motosserras cortando galhos do sapotizeiro e operários disseram que a árvore frondosa daria lugar à concretagem do piso da quadra da escola, que está sendo coberta.
Enquanto isso, o prefeito Axel Grael, que se diz ambientalista e já militou no Partido Verde (hoje está no PDT), viajou ontem (23) para os Estados Unidos, onde ficará até o dia 5 de maio participando de dois congressos sobre cidades sustentáveis. Uma cidade sustentável é o resultado de um planejamento urbano eficiente que cria um espaço urbano economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Uma lição que, sob o som das motosserras, certamente os alunos da Escola Municipal Elvira Lúcia não aprenderão.
A arborização urbana e dos espaços públicos, assim como nas escolas, é de responsabilidade da gestão pública de cada município. À prefeitura deve caber o planejamento da arborização urbana, desde sua concepção até a implantação e a manutenção, através do trabalho de profissionais técnicos capacitados para todas as etapas, incluindo o plantio de forma correta, a poda e o corte definitivo das árvores.
Contrariando tudo isso, Niterói assiste ainda a um jogo de empurra entre a Enel e a Prefeitura sobre poda de árvores. A empresa atribui, em muitos casos, a interrupção no fornecimento de energia elétrica aos galhos que fecham curto-circuito na fiação aérea. Por sua vez, a administração municipal diz que a poda deve ser feita pela Enel, enquanto também deveria cobrar da concessionária para que ela troque os postes por uma rede subterrânea de energia.
Lamentável a falta de gestão das coisas até tidas como primárias como, por exemplo, a poda de galhos de árvores as quais estejam prejudicando a visão segura dos semáforos. Em São Francisco, no canal, tem vegetação atrapalhando a visão do semáforo próximo ao posto de gasolina, como um bom exemplo da inércia dos “gestores” dessa prefeitura. Em outros pontos da cidade esse problema existe e nada demonstra que alguma ação esteja sendo feita.
A cidade como um todo, demonstra total falta de capacidade de gestão dessa turminha encastelada.
SatanAxel (o prefeito satânico do mal, redundância) é o “ecologista” que ordenou o seu lacaio Barandier a derrubar o PARNIT. Um absurdo que Niterói tenha um prefeito desordeiro e xexelento como esse.
É importante criar melhor infraestrutura para a educação sim. Entretanto, a questão ambiental não pode ser negligenciada. Dessa forma, a retirada de árvores da cidade deveria ser compensada com o plantio de outras em algum outro ponto, de preferência nas proximidades da árvore abatida.
Hum Prefeito que não cuida da Saúde de seus Cidadãos onde nem reagente tem para fazer um simples exame de sangue e isso já faz alguns meses como quer que Ele cuida da área verde desta Cidade que a cada dia perde Áreas verdes para GRANDES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIO
O Prefeito que já e dos piores que Niterói já teve, inclusive votei nele para nunca mais, este era originário do PV, depois migrou para onde só Deus sabe e hoje ele e pior que cupim, erva daninha, GRAEL E UMA VERGONHA
Aqui na Joaquim Távora a Enel promoveu um verdadeiro “massacre da motosserra”. O que eles chamam de “pode” praticamente acabou com várias árvores que davam sombra na rua e com vários ninhos de pássaros. E o engraçado é que um enorme galho quase entrando por uma janela de um apartamento eles não tiraram. Um festival de incompetência e imperícia.
Triste, muito triste e criminoso!
Perder oxigênio, árvores frutíferas, que além de ser ótima sobremesa para as crianças e jovens, desabrigaram os pássaros que além de se alimentarem das frutas, também se alimentam dos mosquitos, a sombra fresca das árvores, vamos à luta contra esse absurdo!
Façamos um panelaço, cartazes e com o RJ1 da TV Globo filmando tudo e denunciando.
Mais uma árvore assassinada, assim como os ipês que ficavam na Marquês do Paraná, em frente ao Hospital de Icaraí Parece que por causa de uma placa publicitária eles foram mortos.
É uma cidade abandonada!Onde já se viu matar uma árvore que dá sombra pra concretar o espaço.É de 😭.
Icarai dorme mendigos em todas as ruas e somos obrigados a passar quase sobre eles.Quem vai cuidar de mais essa rotina do desleixo?
Há alguns anos derrubaram duas frondosas tamarineiras com troncos de quase 1 metro de diametro na Rua João Pessoa quase esquina com 5 de Julho . Motivo, folhas no telhado.
Eu moro em Niteroi desde 1997. Eu nunca vi uma administração tão péssima como essa. A cidade está largada, imunda e as árvores… sao podadas de um jeito CRIMINOSO.
Concordo plenamente. A cidade está largada, imunda, e para quem não sabe não existe poda de árvores, e isto descobri entrando no sight da prefeitura, onde a empresa que presta o serviço para a mesma informa que a poda é feita quando a árvore está atrapalhando algum equipamento urbano, mas deveria ser o contrário, pois as árvores já estavam lá antes, quem at
rapalha, na realidade, são os próprios equipamentos urbanos. É um descalabro o que estão fazendo com as árvores da cidade, à olhos vistos.
Nos ,a população tem que atuar de uma forma mais enérgica, já que apenas comunicar não da certo tinha era que todo mundo entrar na frente das máquinas até que a prefeitura se posicionadas.