Mesmo com Niterói enfrentando falta de luz dia sim, outro também, a prefeitura aceitou patrocínio da Enel para promover novos shows e eventos na praia de Icaraí, no último fim de semana, com os Paralamas do Sucesso encerrando a festa dos Jogos de Verão.
Em novembro e em janeiro o prefeito Axel Grael alardeou pelas redes sociais que Niterói estaria acionando a Enel junto ao Ministério Público Federal por descumprimento do contrato de concessão de energia elétrica. Mas, apesar disso, aceitou que a empresa mostrasse com destaque a sua marca numa grande tenda armada na praia de Icaraí.
Além da Enel, também patrocinaram a sexta edição dos Jogos de Verão a concessionária de gás Naturgy e o governo estadual, mas sem o mesmo destaque da distribuidora de energia elétrica. As empresas patrocinadoras do evento obtiveram, em contrapartida, a renúncia fiscal de parte do ICMS devido ao Estado, como previsto pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Na chamada “Casa Enel”, montada junto ao calçadão de Icaraí, a empresa oferecia ao público “um ambiente para relaxar, recarregar as energias e participar de atividades que incluem massoterapia, aulas de yoga e meditação”. É preciso mesmo muito relaxamento para enfrentar o calor abrasador desse final de verão sem poder usar um ventilador ou o ar-condicionado em dias de blecaute.
“Para a Enel é uma alegria poder compartilhar dessa energia positiva com nossos clientes de Niterói, oferecendo para eles essa experiência imperdível de bem-estar e saúde”, disse a coordenadora de Eventos, Patrocínios e Marca da Enel, Giselle Garcia.
A Enel, que não consegue manter estável sua rede distribuidora de energia, que entra em pane com qualquer ventinho, procura ficar bem na fita com o consumidor fazendo marketing. Tal e qual seria o mesmo propósito da dupla Grael/Rodrigo ao promover shows milionários para engabelar o eleitor.
O dever de casa não foi feito e a cidade sofre há décadas com inundações, além da tragédia do desmoronamento em 2010; mas o “carinho” com a população de Niterói é tamanho que prefeitura decreta ponto facultativo para 23/03 devido à previsão de chuvas. É verdade que cidades inchadas mal administradas não suportam chuvas, mas TB é verdade que estão ensaiando o “fique em casa” climático. Abram os olhos para novas tentativas de imposição de lockdown, agora “pelo planeta” ou por causa de “mudanças climáticas” inexistentes, pois o mundo sempre alternou entre frio e calor, seca e água.
Impressiona, a cada dia que passa, o que podemos chamar de uma certa insanidade desses chamados “gestores municipais” por tratar o cidadão niteroiense como um perfeito idiota e gado para eleger apaniguados dessa turminha.
Muito deboche tanto dessa concessionária quanto dessa prefeiturinha.
Casa Enel ? Aquilo é uma casa da mãe joana.
Novidade. Vindo de uma prefeitura com tantas coisas erradas. Eu já falei. Em Niterói os empresários e até a população podem fazer o que quiser, não este ordem,regras ou lei. Só passeia pelo centro de Niterói.
Chuva caindo em Niterói, por volta das 19 horas de terça feira, aliás chuva prevista pela meteorologia, não teve fortes ventos,porém ao olhar pela janela do meu prédio já observo vários prédios sem luz no Fonseca. O temporal não foi nem parecido com o último que me deixou sem luz 24 horas, chuvas normais de verão, como as de antigamente e que nunca se ficava sem luz. Aqui mesmo onde moro tivemos uma manutenção programada dias atrás a qual ficamos cinco horas sem luz, dois dias depois, veio um temporal e ficamos sem luz por 24 horas. O que está acontecendo com essa empresa Enel, absurdo, não pode ter uma brisa leve que a luz acaba. Não posso ficar perdendo alimentos e medicamentos por falta de luz, não se pode guardar nada em geladeira porque tem que pensar se vai chover e ventar, e consequentemente, ficar sem luz e jogar tudo fora. Não há aposentadoria que aguente ficar jogando dinheiro fora por causa das perdas de alimentos e medicamentos. A gente já vive em clima de ansiedade se vai ficar sem luz, sem elevador , sem água… isso não é vida.
É uma falta de respeito, a Enel está tentando se redimir com o consumidor em áreas nobres de Niterói, nada disso irá compensar o transtorno que mães com crianças recém nascidas, idosos e inúmeras famílias passaram, noites sem sono por causa da falta de energia, em Maricá o natal foi na total escuridão, a propria Enel nos eventos patrocinados instalou geradores, pessoas de baixa renda que sofrem com o mínimo de alimento estragado por falta de luz, nada que a empresa faça irá compensar o dano feito.
É na cara de pau mesmo o esquema prefeitura e serviço que não funciona e um absurdo de caro, isso é um tapa na cara de quem não tem um representante, vc que está sem luz ou vive com esse problema, meus sentimentos pq a prefeitura e seus funcionários e representantes de nossa cidade não estão nem aí pra vc.
É um descaso o tratamento que a Enel presta aos clientes, a muitos dias não chove, não venta e domingo ( 17)!, não tinha luz na igreja Porciúncula de Santana em Icaraí para a missa das 11 horas. Aí culpam as árvores e saem cortando sem critério nenhum, mas a fiação está de qualquer jeito, caindo na cabeça dás pessoas, penduradas, Niterói está uma vergonha