Agora o prefeito Axel Grael mudou a palavra mágica para “requalificação”. Com ela adjetiva a proposta para dar nova cara à orla de Charitas. Com a requalificação no discurso também apresenta o Parque Orla Piratininga (POP, para os íntimos).
Ao custo de R$ 47 milhões, a municipalidade promete revitalizar (olha a palavrinha, de novo) a lagoa. A obra já foi licitada para a recomposição vegetal da orla lacustre, e implantação de um sistema de águas pluviais beneficiadas por jardins filtrantes. Estes deverão evitar a poluição trazida pelos rios que nela desembocam.
Esta semana outro projeto chegou à mesa do prefeito. O da “requalificação” da Orla de Charitas. Um concurso nacional organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) escolheu como melhor proposta a apresentada pelo escritório de Luiz Eduardo Índio da Costa (veja aqui).
A Nova Orla de Charitas terá, para variar, quiosques padronizados, uma ciclovia em todo o calçadão, uma praça com deck suspenso sobre o mar, um píer público e pistas para bondes VLT e ônibus BHLS.
Da prancheta para a burocracia licitatória, a “requalificação” ainda deverá percorrer um longo caminho. Antes, porém, leitores da Coluna perguntam por que a prefeitura não faz a drenagem da Avenida Sylvio Picanço para acabar com os alagamentos em dias de chuva. Ou intervenções para evitar o despejo de esgoto na praia?
Lembram os leitores que muitas outras “revitalizações” não saíram do papel. Aguardam até hoje a inauguração do Mercado Municipal, na Avenida Feliciano Sodré. E mais: a reforma do Cinema Icaraí, a urbanização da orla desde o mercado de peixes até a praia de Icaraí; e a reurbanização do Centro da cidade. Este último seria “revitalizado” através de uma operação urbana consorciada com a Odebrecht. A empresa de engenharia caiu na Lava Jato, e o projeto foi por água abaixo.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…