A reportagem fala do Rio, mas em Niterói é pior. De segunda a sexta-feira, a partir de 8 horas da manhã sou obrigado a conviver com uma máquina de cortar mármore que é acionada num prédio vizinho ao meu. Pelo tempo da obra, ou aquilo virou uma marmoraria ou então é coisa da Petrobrás. O barulho é infernal, torturante e até já pensei em ir lá falar…falar o que: “amigo, tenha civilidade”; “amigo, seja razoável”; “amigo, que tal pegar leve”. Amigo é o cacete! Minha vontade, muitas vezes (quando escrevo, por exemplo) é entrar lá embolachando todo mundo, mas aí perderia a razão.
Como Niterói não tem fiscalização (como diz um coreano que mora no bairro do Ingá, “isso aqui é a maior suluba, né?”) os caras ficam cortando mármore o dia todo aqui, ali, acolá. E passam as kombis com alto falantes aos berros vendendo e comprando ferro velho, buzinaria alucinante no trânsito lento, bate estacas de prédios que sobem como piranhas desgraças à especulação imobiliária, quatro barangas que vivem se estapeando aos berros de “vou te matar sua fi,…. da p….ta” num prédio atrás do meu, cachorros latindo na coleira, ônibus e caminhões vomitando barulho e fumaça…..e aí, chega o sábado.
Alívio? Nada. A pagodagem e a sertanália começam a fazer suas festinhas nos prédios da vizinhança. Começam sempre com o som cínico mas já incômodo mas relativamente racional. Mandam um mumuzinho, um tiaguinho, mas vão engrossando, aumentando o volume, aumentando, aumentando, passam pra anitta, ludmila e finalmente a baixaria, funk proibidão aos berros sem que ninguém faça NADA. Ninguém não. Eu acabei de ligar para 190 reclamando porque já são oito horas ininterruptas de esporro mas o PM que atendeu disse que não pode fazer nada porque……
Me disseram que existe uma Secretaria de Ordem Pública. Existe? Fui no site da prefeitura de Niterói e está lá a tal secretaria, telefone 2618-0533 mas hoje é sábado e ninguém atende. Aliás, sabem quantas secretarias, autarquias, fundações e similares Niterói tem? 47!
O que fazer? Tudo bem, ir embora daqui é o que todo mundo responde, mas existe outra alternativa? Ou não?
Miro Arantes, Carlos Alberto Corrêa e o chef Rudney Paludo que, com sua equipe, preparou…
Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca…
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…