New here? Register. ×
×

Nem tudo são flores na Paulo Gustavo, rua desconhecida da Assistência Social

Escrito por Gilson Monteiro às 18:27 do dia 9 de junho de 2021
Sobre: Fim de festa
  • rua paulo gustavo
09jun

rua paulo gustavoPassadas as homenagens ao ator Paulo Gustavo, a rua que agora leva o nome dele, em Icaraí, continua esquecida pela prefeitura. Nem tudo são flores no famoso point comercial de Niterói, endereço que parece ser desconhecido da Secretaria de Assistência Social.

Nada mudou na antiga Moreira César. Sob a marquise onde funcionou uma agência do Bradesco, catadores de recicláveis acumulam pilhas de sacos. Um colchão os acolhe nas noites quentes ou frias. Um cão guarda preguiçosamente os pertences das pessoas que ali vivem “em situação de rua”, como as classifica a Assistência Social. O número de pedintes aumenta dia a dia nas portas do Banco do Brasil, padarias e supermercados.

O marketing político do prefeito Axel Grael, que gasta milhões com publicidade e assessoria de comunicação, faturou com a mudança de nome da rua. Com novas placas nas esquinas, a Paulo Gustavo continua como sempre foi a antiga Moreira César: largada à própria sorte.

situação de ruaMoradores e comerciantes contribuem com altas taxas e impostos recebendo quase nada de volta em serviços públicos. Contudo, a comunicação social da prefeitura, que consome mais de R$ 3 milhões por ano, e a propaganda oficial (outros R$ 10 milhões) se esmeram em pintar uma Niterói bonitinha e bem arrumada.

Diz o site da prefeitura que “a Secretaria de Assistência Social realiza ações de rotina da equipe de abordagem, em conjunto com a Guarda Municipal e a Clin (empresa de limpeza urbana), fazendo o “convencimento de pessoas em vulnerabilidade social para o acolhimento nas unidades municipais”.

Acrescenta que essa abordagem “é feita em rotas, durante a semana, nos locais identificados pela quantidade de pessoas em situação de rua e acúmulo de pertences”. A secretaria diz no site da prefeitura, que providencia documentos e o recâmbio de pessoas de outros estados e municípios. Para quem  aceita o acolhimento, afirma dispor de 240 vagas em cinco unidades e em um hotel arrendado pelo município.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

11 thoughts on “Nem tudo são flores na Paulo Gustavo, rua desconhecida da Assistência Social

  1. A rótula conhecida como ” a do posto Monza”, em Itaipu, tem um grande gasto na manutenção de sua grande área ajardinada que nada agregou de valor aos moradores, tem agora a permanência regular de moradores de rua e representantes do prefeito Agranel nada enxergam !!!

  2. Pra que servem essas 32 Secretarias na Prefeitura? A cidade está abandonada, muitas pessoas morando nas ruas, lixo espalhado, calçadas em péssimo estado de conservação provocando a queda de vários idosos e a cidade só sabe gerar multas de trânsito em um compasso alucinante, chegando ao ponto da pessoa não querer mais dirigir por Niterói. No meu prédio as multas estão
    chegando em lotes toda semana. Será que nesse ritmo teremos táxis e motoristas de aplicativos dispostos a trabalhar por aqui no próximo ano?
    Por que a troca de nome de uma rua é resolvida tão rapidamente e os verdadeiros problemas parecem invisíveis aos olhos dos políticos, até quando? Em que trabalham os servidores contratados para trazer melhorias para cidade? Muito obrigado Sr Prefeito por nos colocar nessa situação, administrando tão mal o dinheiro público.

  3. Abandono total! O IPTU, altíssimo, não ajuda em nada o “Prefeito Granel” a combater toda essa miserabilidade da “Cidade Sorriso”… mas o que se apresenta é uma “Velha Senhora desdentada!”. Niterói não merecia isso! Entra governo e sai governo e nada é feito para acabar com a mendicância na antiga Moreira César. Paulo Gustavo não merecia isso!

  4. Prefeito ditador.
    Cuidar das ruas não dá o “IBOPE” que ele quer…….
    Os quiosques da Praia de Icaraí acumulam latôes de lixo e ratos…..
    Uma pena…..uma família tão tradicional de Niterói com o nome manchado…..
    Lamentável.

    1. Enquanto o povo não começar a usar os neurônios para escolher pessoas competentes para os governar escolherão sempre pessoas midiáticas e incompetentes como seus representantes. Depois de 4 anos lamentando voltam a escolher o campeão disso ou daquilo ou o que tiver a melhor lábia politiqueira.

  5. A rua mais famosa da cidade, rua de maior poder comercial está largada e a cada dia fica pior diante da falta de iniciativa do poder público, que acha que os comércios instalados nesta linda rua vão viver apenas pelo status conquistado anos atrás. Mudou o nome e fez homenagem ok, agora é trabalhar de forma séria e honesta para melhorar as condições do povo e dos comerciantes.

    Prefeitura não gera produz nada, vive apenas dos impostos pagos por nós. Pense nisso.

  6. Esse trabalho que vc faz deveria ser aplaudido por todos incluindo o Prefeito . É um serviço público de alto nivel e que aponta os erros dos servidores dando oportunidade aos mesmos para melhorar nossa querida Cidade .

  7. Comentei isso hj com uma amiga q está cada dia mais insuportável andar por Icaraí.
    Ninguém toma atitude.
    Crianças q eram pra está em casa. Estudando. Estão de esquina em esquina nos obrigando a comprar as coisas. Pedindo dinheiro em cada esquina.bebes de colo no sol ou na chuva.
    Icaraí está sujo. Largado. E quando não damos o q pedem ainda ameaçam a gente.
    Tenho pena deles. Mas é 24 hs
    Se passar na frente do banco 5 x. Eles pedem a mesma pessoa 5 x.
    Está insuportável.

  8. A limpeza de Niterói é precária, não basta haver poucas lixeiras sao tb inadequadas, na praia de Icaraí tb não tem, por isso sempre suja a qualquer hora. Passam a vassoura no caminho do padre e só. Na Mariz e Barros bares frequentados com 99% de adolescentes até o nascer do sol sobram garrafas de vodka na calçada. O IPTU é caro, mas não há retorno.O 153 não funciona, nenhum serviço disponilizado à população funciona . Não adianta reclamar. Dizem:enviamos sua reclamação à equipe, só que essa equipe nunca aparece. É uma vergonha!!! De qualidade esta cidade não tem Nada. Tem imposto alto, estacionamentos caros, e muita sujeira.

  9. Não é só na Moreira César, aqui na porta do 🏧 também vive cheia dos abandonados pelo nosso prefeito, depois que tiraram o pequeno estacionamento para os idosos piorou muito.

Comments are closed.