O navio graneleiro São Luiz, que no início da noite desta segunda-feira (14) bateu na Ponte Rio-Niterói, está há anos arrestado em processo que se arrasta na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Pertence à falida Navegações Mansur, empresa que chegou a possuir 11 navios e cerca de 20 fazendas.
Quando quebrou, a empresa dona do São Luiz não tinha mais nada além dessa embarcação em litígio com o BNDEs. A Navegação Mansur S/A tomou empréstimo junto ao BNDEs e o repassou à Indústrias Reunidas Caneco S/A. Esta aplicou em destinação diversa da finalidade do contrato (construção de outro navio), o que configuraria a violação descrita no artigo 20 da Lei 7.492/96. Mas o banco, segundo disse à coluna uma fonte ligada aos herdeiros da Mansur, “exagera na atualização da dívida e não considera que boa parte foi quitada com a entrega de um outro navio”.
– A Justiça Federal não autoriza usar o bem, alugá-lo ou vendê-lo, daí a situação de ancoragem por longos anos – acrescenta a fonte.
Com suas amarras apodrecendo, o São Luiz estava ao sabor das marés e dos ventos até romper-se de sua âncora e colidir com um dos pilares da Ponte Rio-Niterói, que está interditada desde às 18h40m pela Polícia Rodoviária Federal, prejudicando o trânsito entre as duas cidades.
O risco do que acabou ocorrendo nesta segunda-feira (14) já havia sido comunicado muitas vezes à Capitania dos Portos, à Marinha e à própria Justiça. Uma empresa do Nordeste chegou a fazer proposta de locação com o depósito judicial de parte do lucro, mas a Justiça Federal não teria autorizado.
O que mais me impressionou nesse acidente, que poderia ter sido bem mais grave, foi a total irresponsabilidade da concessionária da Ponte , não possuir um Plano de Gerenciamento de Risco !!! Segundo o Globo, um dos dois tripulantes do navio, tentou ligar para a Marinha, logo após o navio se soltar da ancora e entrar no modo deriva, sem sucesso. Isto 1,30 horas antes de se chocar com a Ponte !!! Tempo esse mais que suficiente se tivessem câmeras, voltadas para a Baia de Guanabara, fechando o trafego antes da batida e protegendo uma pista para equipes de socorro !!!
Tem que ter um estaleiro de corte aqui na Bahia de guanabara
Alguma novidade em se tratando de Brasil?
Estão esperando uma catástrofe ecológica de proporções bilionárias para dar um fim a essa embarcação !??
Sem comentários a irresponsabilidade de nossos órgãos, municipais, estaduais e federais.
Isso é o retrato em preto e branco de nosso país.
Um custo enorme do tamanho da infelicidade de sermos brasileiros e viver num país onde a justiça falha dia e noite..
Sem comentários…….
Pois é.O navio em funcionamente poderia ajudar a pagar a divida.Mas isto seria muito ruim para advogados e juizes que vivem e muitas vezes ficam ricas com pendengas prolongadas .
O bem deteriora e qdo o processo chegar finalizar, restará somente o esqueleto.
Burrice
E agora que paga somos nós que precisamos usa a pinte Rio Niterói. Essa embarcação está a anos parada no porto e ninguém toma providência. Agora quem sabe resolvem.
E a nossa Justica lenta ,irresponsavel ,cara e ineficiente para os contribuintes