Há 40 anos ele repete uma rotina na segunda quinzena de dezembro. Veste sua tradicional roupa vermelha, de veludo italiano com detalhes em pelúcia importada, e além do peso de 4,5 quilos da vestimenta, enfrenta feliz um calor que tem beirado a casa dos 40 graus.
Seu nome é Sohail Saud, que na mocidade se encantou pelo teatro, mas que agora só faz dois papéis. No Natal, ele representa muito bem a figura de Papai Noel, fazendo muitas crianças e até adultos, se emocionarem com suas palavras e gestos. No carnaval, veste a fantasia da Viradouro e desfila pela avenida comandando a Ala dos Artistas, que fundou há 46 anos e dirige juntamente com a mulher Suely.
Sohail diz que não faz regime para manter a estatura física (gordinho) e também treina para a voz ficar como a de um idoso, para não se diferenciar da figura tradicional. Ho! Ho! Ho!
No dia 24 de dezembro cumpre agenda intensa. Começa às 18h e nunca termina antes das 2 da manhã. Inicia a noite distribuindo presentes para as crianças em hospitais e orfanatos, levando mensagem de muitos sonhos. Por último, se dirige aos adultos. Muitos gostam de receber as lembranças das mãos de Papai Noel, que sempre deixa uma palavra de otimismo e de esperança para o ano seguinte.
Já teve ano em que um pai não tinha condições de comprar os presentes dos filhos para entregar na noite de Natal. Comprou-os depois e pediu a Sohail para Papai Noel entregar no dia 31. Ele se paramentou como o Bom Velhinho e disse para as crianças que seu helicóptero tinha dado problema, por isso estava chegando com uma semana de atraso. Foi uma alegria só.
Meu primo HABIBI!! É assim que o chamo, sempre de bem com a vida e sorridente .Sohail é filho de meu tio-avô , Esper Saud, onde completou um século de vida trazendo alegria e ensinamentos . Sohail tem a genética do pai e ainda trará alegria a muitas crianças , porque seu nome é ESPERANÇA !!
Que prazer imenso rever esse Bom Velhinho! Beijo grande.
Meu amigo Sohail sempre foi uma figura emblemática em Niterói. Com sua simpatia contagiante se fazia sempre presente na vida cultural na nossa cidade. Não há Niteroiense que não conheça o meu amigo Sohail, portanto é com muito orgulho e alegria que o cumprimento com muitas saudades, pois hoje moro na cidade do Rio de Janeiro, reconhecendo de forma contundente o seu valor. Parabéns amigo!
Ele é o genuíno Papai Noel de Niterói, com sua simpatia, doçura e carisma. Que Deus lhe dê vida longa…