Publicidade
Coluna do LAM

Nasce “A Onda”, nova e “interplanetária” rádio de rock em Niterói

Publicidade

É com muita alegria, prazer e orgulho que compartilho com todos os leitores deste monumental site do Gilson Monteiro o nascimento de “A ONDA – rock autêntico”, nova e interplanetária rádio de rock que invadiu a internet desde a meia noite de sexta-feira. Por que interplanetária? Lemos que mais de 90% dos tripulantes da Estação Espacial Internacional são roqueiros, por isso enviamos um e-mail, via NASA, convidando para ouvir a RÁDIO A ONDA.

Para ouvir é só clicar neste link: www.radioaonda.com.br

A rádio está no ar 24 horas com tecnologia de streaming (transmissão) de última geração (certificação internacional) com uma playlist com 1.200 músicas capaz de ficar dias e mais dias sem repetir. Todas as músicas, uma a uma, foram revisadas e (quando necessário) corrigidas por especialistas em rock do Social Rock Club, um trabalho que levou vários dias. Valeu, pessoal!

Na programação a prioridade são artistas novos de rock, blues, blues rock, folk rock e afins, além da geração deste século 21 (ano 2000 para cá) do Brasil (só letras em português) e do exterior, mas é lógico que a RÁDIO A ONDA toca clássicos do rock dos anos 60, 70, 80 e 90.

A rádio é uma parceria minha com o Marcelo Oliveira, Marcelo Siqueira e Cristiano Reis, do Social Rock Club, o polo de produção de vídeo, áudio, divulgação e discussão de rock mais importante do Estado do Rio. Por exemplo, o SRC promove nessa quarta-feira, dia 24, a partir das 19 horas uma conversa que vai reunir o Tomás Portella diretor do filme “Aumenta que é Rock & Roll”, uma ficção baseada em meu livro ”A Onda Maldita – como nasceu a Fluminense FM”, eu e quem quiser ir lá. Vai ser no Lapa Café, Centro do Rio, e é de graça. É só se inscrever neste link: https://www.facebook.com/socialrockclub/

A RÁDIO A ONDA tem conteúdo e locução em todos os horários. Uma fala bem sóbria, tranquila e estamos juntos, no ar, falando, eu, Juliana Demier, Elayne Bessa, Cristiano Reis e Marcelo Siqueira. Marcelo Oliveira cuida de toda a gestão da rádio, como, por exemplo o marketing, área comercial, site, tecnologia, web, tudo mais. Eles são feras.

É claro que a Rádio Fluminense FM que fundamos lá em 1982 é uma referência (como não ser?), mas estamos muito atentos a nova onda de rock e seus cúmplices aqui no Brasil e em todos os continentes. Tocamos artistas da Islândia, Paquistão, Indonésia, Mali (o Mali já é velho conhecido do Brasil) e, lógico, dos principais polos de produção: EUA, Reino Unido, Japão.

Quem lê meu livro* conhece bem o meu trauma com relação a área comercial. Por falta de pessoas qualificadas e também de estrutura das empresas vi com tristeza muitos meios de comunicação importantes naufragarem. De cara, três grandes rádios de rock: Federal, Eldo pop e Fluminense FM. Ou seja, não adianta ter excelentes produtos (essas três emissoras foram o top!) se não tiverem anúncios para sustentar. O mercado para esse tipo de rock é vasto, amplo, mas são anunciantes bem típicos o que exige profissionais de venda que conheçam bem o setor. O Marcelo Oliveira é esse cara, e por isso tenho certeza de que RÁDIO A ONDA vai crescer. Muito. Aliás, quer anunciar? Escreva para contato@radioaonda.com.br   .

Pouca gente sabe mas em 1999 o André Bittencourt do Valle (engenheiro, doutor em Tecnologia da Informação), eu e a jornalista Aline Rios fizemos a primeira rádio rock da América Latina pela internet. A RockNet era gerada do Estúdio El Sonoro (https://bit.ly/2LTnkiC), do super músico, multinstrumentista Felipe Melo, em Icaraí. Aline e eu selecionávamos as músicas e fazíamos as locuções pré -gravadas de 24 horas.

Naquele tempo imperava a internet discada, banda larga era coisa do outro mundo, ou absurdamente cara. Significa que a rádio tinha que contratar streaming (transmissão) fora do país porque no Brasil, naquela época, era caríssimo. André Valle contratou nos Estados Unidos, mesmo assim com alto custo e limite de ouvintes. Ainda assim, bancamos o projeto que foi o maior sucesso. Os ouvintes (97% conectados por telefone) tinham que pagar pulsos telefônicos para ouvir e ouviam, direto. Depois de meses a RockNet teve que dar um tempo, esperar a tecnologia avançar. E avançou.

Avançou e com ela chega a Rádio A ONDA, que significa tudo de bom que a palavra/expressão simboliza. Agradeço publicamente ao André que, de novo, foi visionário e de novo está sendo agora na condição de padrinho da ONDA; nomeado a revelia (rs).

Espero que vocês que gostam de rock adotem a RÁDIO A ONDA. No site www.radioaonda.com.br, além de ouvir, você pode escolher aplicativos para celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo, compatíveis com Android, iOs, Windows Phone.

  • Lançada a quarta edição do livro A ONDA MALDITA, como nasceu a Fluminense FM em versão digital. Está na loja Kindle, da Amazon. É só acessar https://amzn.to/2Y6047D e na busca por o nome do livro. Leitura compatível com celulares e tablets. Custa R$ 11,90.
  • Muitas informações foram atualizadas, novas fotos, um novo ensaio sobre o contexto da Rádio Fluminense FM e capa de Juliana Demier, que fez também a revisão do texto. Mais detalhes numa matéria especial que estou fazendo.
Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

7 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade