Publicidade
Categories: Sem categoria

Mundo jurídico e Niterói perdem Amaucy Ferreira Viana, aos 94 anos

Publicidade

Amaucy possuía cultura e inteligência privilegiada e merecia a admiração e o respeito de todos

O mundo jurídico e a cidade de Niterói perdem uma de suas maiores figuras, o advogado e procurador do Estado do Rio de Janeiro Amaucy Ferreira Viana, 94 anos. Era o mais antigo causídico do Estado, detentor de cultura e inteligência privilegiadas, integridade ímpar e de uma elegância nata. Foi velado no domingo (09/01), em cerimônia restrita a família no salão nobre do crematório do Parque da Colina.

Veio ainda garoto de São Sebastião do Alto para morar no Centro de Niterói. Estudou no Liceu Nilo Peçanha e se formou na Faculdade de Direito de Niterói, em 1954, e na Faculdade Fluminense de Literatura no ano seguinte, licenciando-se em português.

Filho de mãe costureira começou no batente aos 14 anos num escritório de advocacia e depois foi ser bancário. O primeiro emprego abriu seu horizonte para a carreira jurídica, que seguiu com brilhantismo por muitas décadas merecendo a admiração e o respeito dos clientes, colegas advogados, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Trouxe nas veias a simplicidade do interior e com sua voz mansa conquistou amizades como a do ex-governador Roberto Silveira, de personalidades de diversos poderes, bem como de pessoas simples que trabalharam ou conviveram com ele.

Como procurador integrou o Grupo de Trabalho da fusão Guanabara-Estado do Rio. Foi professor de Prática Jurídica, membro da banca de examinadora de vários concursos para juiz, presidente da Associação de Procuradores do Estado por quatro anos, conselheiro por muitos anos da OAB, vice-presidente dos IAB fluminense e brasileiro e dono de um currículo imenso.

Casado com Rita Maria, deixou uma grandiosa árvore genealógica com sete filhos, sete noras, treze netos e quatro bisnetos. Que sua carreira e sua história sirvam de exemplos para novas gerações. Foi um grande homem.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

4 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

3 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade