O mundo jurídico e a cidade de Niterói perdem uma de suas maiores figuras, o advogado e procurador do Estado do Rio de Janeiro Amaucy Ferreira Viana, 94 anos. Era o mais antigo causídico do Estado, detentor de cultura e inteligência privilegiadas, integridade ímpar e de uma elegância nata. Foi velado no domingo (09/01), em cerimônia restrita a família no salão nobre do crematório do Parque da Colina.
Veio ainda garoto de São Sebastião do Alto para morar no Centro de Niterói. Estudou no Liceu Nilo Peçanha e se formou na Faculdade de Direito de Niterói, em 1954, e na Faculdade Fluminense de Literatura no ano seguinte, licenciando-se em português.
Filho de mãe costureira começou no batente aos 14 anos num escritório de advocacia e depois foi ser bancário. O primeiro emprego abriu seu horizonte para a carreira jurídica, que seguiu com brilhantismo por muitas décadas merecendo a admiração e o respeito dos clientes, colegas advogados, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Trouxe nas veias a simplicidade do interior e com sua voz mansa conquistou amizades como a do ex-governador Roberto Silveira, de personalidades de diversos poderes, bem como de pessoas simples que trabalharam ou conviveram com ele.
Como procurador integrou o Grupo de Trabalho da fusão Guanabara-Estado do Rio. Foi professor de Prática Jurídica, membro da banca de examinadora de vários concursos para juiz, presidente da Associação de Procuradores do Estado por quatro anos, conselheiro por muitos anos da OAB, vice-presidente dos IAB fluminense e brasileiro e dono de um currículo imenso.
Casado com Rita Maria, deixou uma grandiosa árvore genealógica com sete filhos, sete noras, treze netos e quatro bisnetos. Que sua carreira e sua história sirvam de exemplos para novas gerações. Foi um grande homem.
Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…