New here? Register. ×
×

Mulher mordida por cachorro em Niterói só consegue vacina antirrábica no Rio

Escrito por Gilson Monteiro às 09:38 do dia 26 de abril de 2022
Sobre: Saúde malcuidada
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha
26abr
Policlínica Regional do Largo da Batalha
Geladeira que guarda vacinas e soros pifou na Policlínica do Largo da Batalha

Uma mulher mordida por um cachorro não vacinado em Icaraí, na sexta-feira (22/04), só conseguiu tomar a vacina antirrábica na segunda-feira (25/4) em um posto de saúde do Rio de Janeiro. Em Niterói, onde a prefeitura cobra um dos IPTUs mais caros do país e que arrecada cerca de R$ 2 bilhões de royalties do petróleo, Marcela de Mattos Farias, de 28 anos, passou o carnaval peregrinando pelas policlínicas regionais sem conseguir ser imunizada na sua cidade.

A câmara fria da Policlínica do Largo da Batalha, que armazena soros e vacinas, está com defeito há meses e a geladeira que estava quebrando o galho também pifou, causando a perda de validade das únicas 30 doses de antirrábica que dispunha para atender todo o município.

A constatação da irregularidade foi feita in loco pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói. As prateleiras das farmácias dos postos de saúde e hospitais municipais, por sua vez, continuam vazias faltando inclusive medicamentos essenciais para primeiros socorros.

Mas para a Prefeitura niteroiense não faltam recursos para manter 65 secretarias, órgãos, autarquias e empresas municipais empregando um contingente de apaniguados, muitos dos quais só aparecem nos caixas eletrônicos para receber no fim do mês.

Na sexta e no sábado Marcela ela esteve no Hospital Municipal Carlos Tortelly, na Policlínica Sergio Arouca, na Policlínica da Engenhoca, na Unidade de Urgência Mario Monteiro e na Policlínica do Largo da Batalha. Ela procurou, então, o vereador Paulo Eduardo Gomes, que apurou que as vacinas foram perdidas.  

– A câmara fria do Largo da Batalha está com defeito há meses. Por isso, segundo apuramos em nossa visita àquela policlínica, as vacinas e soros estavam na geladeira e essa também parou de funcionar, aparentemente por um problema elétrico. Cerca de 30 frascos de vacina antirrábica foram perdidos. Estas eram as únicas doses existentes na cidade. Acompanhamos duas pessoas neste final de semana que acabaram ficando sem conseguir vacinas na cidade e tiveram que se dirigir para o Rio de Janeiro ou para São Gonçalo – disse o vereador.

Segundo Paulo Eduardo, não é o primeiro caso de câmara fria com defeito na cidade. “Nos módulos de Médico de Família há dificuldade para se realizar campanhas de vacinação justamente por conta da falta de câmaras frias que tenham capacidade de suportar a instabilidade da rede elétrica da cidade”. Como presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Paulo Eduardo está cobrando da Secretaria de Saúde que “inicie imediatamente um processo de licitação para a compra de câmaras frias para atender as unidades de saúde, além do imediato abastecimento da rede com as vacinas que vêm do Ministério da Saúde e foram perdidas desta forma absurda”. 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Mulher mordida por cachorro em Niterói só consegue vacina antirrábica no Rio

  1. Moro na Região Oceânica, dito isso, que Unidade de Urgência Mario Monteiro, antes chamado de Hospital Mario Monteiro é essa ?????? Não tem um médico cardiologista para uma emergência, que estabilizasse o paciente. Muito menos ambulância, para os casos mais graves, estabilizasse o paciente e o transferir para outra unidade !!!

  2. Somente para lembrar que o município de Niterói tem a segunda arrecadação de royalties !!! Portanto dinheiro não falta pois o que falta é um pouco de vergonha na cara desses “gestores”.

  3. Com emergência oftalmológica é a mesma situação. Se precisar, somente tentando a sorte no Souza Aguiar, que nem sempre pode atender.

    1. O prefeito e os vereadores, quase todos, estão felizes, e os apaniguados que são tantos que dá para reelege-los, também e isso é o que importa. A população e os servidores que se explodam… Quem precisar da saúde em Niterói que lute.😢😡

Comments are closed.