Publicidade
Notícias

MP dá 90 dias para Niterói acabar com mofo em unidades de saúde

Publicidade
Consultórios do Médico de Família estão com paredes mofadas por todo canto

O Ministério Público estadual (MPRJ) deu prazo de 90 dias para a Prefeitura de Niterói reformar, em caráter emergencial, todas as unidades de saúde “que apresentem mofos, infiltrações, umidades e vazamentos”. Como a Coluna já mostrou a maioria dessas instalações se encontra em péssimo estado, com teto desabando, paredes mofadas e consultórios insalubres, enquanto o município arrecada bilhões com royalties do petróleo e cobra um dos IPTUs mais caros do país.

Agora, a prefeitura se compromete com o MP em sanar as irregularidades que afetam o funcionamento dos postos de atenção básica, que vem colocando em risco a atuação e a saúde de profissionais e usuários. A climatização dessas unidades também é cobrada pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo município com o MP, através da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II.

O descumprimento do TAC pode levar o MP a acionar o município no Judiciário para que este determine o cumprimento das obrigações, adequação à legislação vigente ou pagamento do dano causado, com a exigência de multas de valores muito altos.

O TAC firmado na última quarta-feira (24) prevê, entre outras medidas, que sejam implantados, no prazo de seis meses, o sistema informatizado nas unidades, incluindo o prontuário eletrônico, em todos os sistemas de atendimentos na área da saúde. Em relação aos medicamentos básicos que estão em falta, o município se compromete, em um prazo de 90 dias, a regularizar a Central de Abastecimento Farmacêutico de Niterói, bem como a promover, no prazo de 30 dias, a correta redistribuição às unidades de saúde dos medicamentos disponíveis na Central de Abastecimento Farmacêutico.  

As instalações de todas as unidades de saúde devem ser mantidas em condições plenas para o integral funcionamento dos serviços de saúde, sendo que o município assume o compromisso de fiscalizar e adotar todas as providências administrativas, cíveis e criminais pela omissão ou má prestação dos serviços dos profissionais de saúde que estiverem sob a sua responsabilidade.

Ponto eletrônico

Um outro TAC firmado pela prefeitura com o MP prevê a instalação de pelo menos um Registrador Eletrônico de Ponto (REP) em cada unidade de saúde da rede municipal de Saúde de Niterói. Estabelece ainda o documento que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias deverão registrar diariamente suas frequências através desse ponto eletrônico, na respectiva unidade básica de saúde a que estão vinculados.

O documento acrescenta que, para melhor controle e fiscalização, todas as unidades de saúde disponham de câmeras para monitoramento do ponto biométrico, impondo o armazenamento das imagens captadas por, no mínimo, 30 dias. Além disso, a administração municipal deverá instalar, em local visível das salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde de sua rede, quadros que informem ao usuário o nome de todos os médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde em exercício na unidade naquele dia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade