New here? Register. ×
×

Motos barulhentas: cobrado pelo MP, prefeito de Niterói toma atitude

Escrito por Gilson Monteiro às 18:08 do dia 17 de setembro de 2020
Sobre: Ninguém aguenta
  • MOTOS BARULHENTAS
17set

MOTOS BARULHENTASFoi preciso o promotor Luciano Mattos entrar com uma ação contra a Prefeitura de Niterói para, somente então, o município realizar uma operação para reprimir o tráfego de motos barulhentas. Policiais Militares e agentes do Niterói Presente fizeram um cerco na Estrada Fróes, na madrugada desta quinta-feira (17/09) para barrar a passagem de cerca de 60 motos que participavam de um rolezinho (neologismo para passeio de grupo de amigos).

Muitas dessas motos estavam sem o silencioso do motor, mas não foram apreendidas. Os policiais escoltaram os motoqueiros até os limites de Niterói com São Gonçalo, de onde teriam vindo depois de combinar o rolezinho pela internet, como fazem uma vez por mês.

Muito mais barulho tentou fazer pelas redes sociais o prefeito Rodrigo Neves, escrevendo em seu perfil no Facebook: “Hoje de madrugada, por volta 01h, câmeras e cerco eletrônico total do CISP/Prefeitura de Niterói, identificou dezenas de motos – muitas sem silenciadores – circulando de madrugada em Niterói. Imediatamente acionadas, viaturas Niterói Presente e PMRJ, fizeram cerco na Estrada Froes.”

Afora os tais rolezinhos, motocicletas de alta ou baixa cilindradas abusam da Lei do Silêncio. Moradores de todos os bairros de Niterói já estão roucos de tanto reclamar providências às autoridades.

O barulho das motos adulteradas é de mais de uma centena de decibéis. Chega até apartamentos de andares altos, como relatam leitores da coluna:

“No próximo mês de fevereiro vai fazer 6 anos que eu moro aqui na Mariz e Barros. Pois bem, durante todo esse tempo apesar de residir num apto de fundos, no 17° andar, mesmo de janela fechada e com ar refrigerado ligado, o barulho de motocicleta é ensurdecedor. O sujeito para a moto na esquina da Gavião/Peixoto com Mariz e acelera de modo infernal”, diz o delegado federal aposentado Claudio Gabriel.

Outro que sofre com o barulho é o oficial de Justiça Artur Guerra: “Moro no 22° andar. Algumas vezes estou assistindo filme às 23 horas e do nada surge um barulho altíssimo de moto que não me deixa ouvir o filme! Uma coisa de doido! Não entendo como é possível isso!”

Jogo de empurra

O barulho das motos que incomoda moradores de Niterói já havia sido alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. Como autoridades municipais e estaduais ficaram em um jogo de empurra, cada qual passando para a outra a competência de fiscalização das leis não só de trânsito, mas também ambientais,  a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente do Núcleo Niterói entrou com a ação distribuída à 7ª Vara Cível.

Na ação, o promotor Luciano Mattos destaca que, “embora a infração (…) encontre punição nas normas de trânsito e nas normas ambientais, o Poder Público Municipal não exerce o seu poder de polícia administrativa previsto na Constituição Federal e nas leis, fazendo com que o Ministério Público busque o amparo do Poder Judiciário.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Motos barulhentas: cobrado pelo MP, prefeito de Niterói toma atitude

  1. Em ação conjunta MP, PM e prefeitura deveriam proibir de se vender esses canos em lojas de auto peças, se não tem pra vender naoniram usar e se furar os canos originais apreensão da moto. Façam isso é vcs vão vê que vai diminuir.

  2. Aqui na Estrada Francisco Cruz Nunes no Shopping Barra Vento tem uma loja de entregas do I FOOD não são todas, mas tem muitas motos com motor extremamente barulhentas e em alta velocidade que utilizam a rua ao lado onde tem uma creche e uma casa de idosos Falta de respeito TOTAL.

  3. O zdesrespeito a segurança e sinalização pelos motoqueiros na Noronha torrezão e gritante,avançado sinal ,barulho ensurdecedor, isso acontece na altura do Supermercado Real. Até hj as autoridades competentes n tomaram prova. Atrop.constante

  4. Na esquina da rua Siqueira Campos com a Rua Santa Rosa tem um ponto de moto táxi para levar as pessoas para a comunidade no final da rua Alarico de Souza o que a princípio é um trabalho digno e honesto. Porém, os motoqueiros transformam os moradores das ruas Dr Sardinha, Nossa Senhora Auxiliadora e a própria Alarico de Souza em um inferno com suas motos sem silenciosos! Claro, não são todos, mas principalmente por volta das 18:00 /20:00h são muitas motos circulando.

  5. Aqui no Ingá, próximo ao hospital do mesmo nome, é o cúmulo da falta de respeito e de civismo. De dia ou de noite…. é um caos. Muita svezes na cara da polícia.

  6. Sofro o dia inteiro, mais à tarde e à noite, com o barulho ensurdecedor das motos. É estressante! Moro na rua Gavião Peixoto. Já viram, né? Espero uma ação urgente do poder público!

  7. Moro numa rua sem saída, éum barulho infernal o dia inteiro de moto sem escapamento, tem que alguém tomar uma providência…

  8. Deveriam fiscalizar também as motos sem placas, principalmente das empresas de entregas,acho que um cidadão que anda em uma moto sem placa não tem boa intenção,multa e cobra o valor de 70% o valor da moto,com certeza acaba.

  9. ninguém imagina o barulho ensurdecedor que é feito quando eles passam no mergulhão da Marques do Paraná, eles tem o prazer de acelerar para estourar o tímpano de qualquer um,,, essa madrugada foi horrível, mais de 50 motos juntas, muito triste isso, muito feio, uma falta de respeito. e pior que eles marcam nas redes sociais e ninguém toma uma atitude preventiva, alias, não tomava, parabéns ao prefeito, mas deveria apreender as motos, pois em breve estarão de volta, e aí? tem que ja planejar a próxima estratégia de ação, Sr Prefeito

  10. Operacao para inglrs ver. Quero ver o prefeito ter coragem e resolver o problema.. mas coragem eh a ukt8ma coisa que petista tem. RODRIGO NEVES É O MAIOR COVARDE DE TODOS

  11. Sobrou para o rolezinho dos vizinhos gonçalenses que, mensalmente se encontram para apreciar a paisagem noturna de Nicti. Falta prosseguir com ações para alcançar os costumeiros condutores que diariamente desafiam a leis na cidade.

Comments are closed.

Menu