Publicidade
Notícias

Morte causa corrida por vacina em Maricá

Publicidade

A morte de um morador da zona rural de Maricá, com suspeita de febre amarela, provocou hoje (19/4) uma corrida aos postos de saúde do município que fica a 30 quilômetros de Niterói.

Logo assim que a prefeitura anunciou pelas redes sociais a vacinação preventiva de bloqueio contra a doença nos bairros rurais de Lagarto, Espraiado, Silvado, Jaconé, Ponta Negra, Bambuí, Bananal, Manoel Ribeiro, Marinelândia, Guaratiba, Bom Jardim, Ubatiba, Condado e Marquês centenas de moradores acorreram aos postos levando principalmente os filhos menores. Idosos também insistiam em ser vacinados, mas não receberam a dose do imunizante devido aos efeitos colaterais a que estão sujeitos.

Amostras de sangue de José Pereira, morador da localidade de Bananal, em Ponta Negra, que morreu no Hospital Evandro Chagas, no Rio, estão sendo examinadas pela Fiocruz e pelo Lacen (laboratório estadual), e a morte dele ainda não está confirmada se foi causada pela febre amarela. Ele estava internado na UPA de Inoã antes da transferência para o hospital da Fiocruz em Manguinhos.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 10 mil doses da vacina e estabeleceu como prioritária a imunização de quem mora mais perto das áreas de mata daquelas localidades. No Posto Central a vacinação já iniciada também contra a febre amarela continua e será mantida a prioridade para pessoas que estejam se deslocando para áreas de endemia. 

Autoridades sanitárias ressaltam que os casos de febre amarela confirmados no Rio e nos demais estados do país estão sendo transmitidos pelo vetor silvestre, ou seja, mosquitos que vivem em matas e áreas rurais. O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil foi em 1942.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói Uma mulher vigorosa…

3 minutos ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

19 horas ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

5 dias ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

1 semana ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 semanas ago
Publicidade