New here? Register. ×
×

Morro do Palácio perde Luiza Mendonça, 89 anos

Escrito por Gilson Monteiro às 15:18 do dia 4 de dezembro de 2020
Sobre: Líder comunitária
  • Luiza Mendonça, Fidel e Jorge Roberto
04dez

Luiza Mendonça, Fidel e Jorge RobertoLuiza Mendonça, 89 anos, líder comunitária do Morro do Palácio, no Ingá, faleceu na manhã desta sexta-feira (04/12) enquanto regava as plantas do jardim de sua casa. Dona de um sorriso largo e sempre de bem com a vida, Dona Luiza dizia que nunca mais lavara o rosto desde que Fidel Castro lhe deu um beijo no dia da inauguração do módulo do Médico de Família, o primeiro instalado em Niterói pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira seguindo o modelo cubano de saúde terciária.

Brizolista ferrenha, liderou centenas de lutas em favor de sua comunidade. Pedetista histórica, participava das reuniões do diretório municipal do partido em Niterói.

Graças a seu empenho, moradores do Morro do Palácio conseguiram água encanada, ruas asfaltadas, vielas urbanizadas, uma creche e o Médico de Família. Na abertura deste último, em 30 de junho de 1990, o comandante Fidel Castro a beijou, dizendo que era ela quem deveria inaugurar o módulo, e não ele.

Há um mês, o Projeto Cuíca, da comunidade do Morro do Ingá prestou uma homenagem a Dona Luiza. Ela não gostava que chamassem o lugar de Morro do Palácio.

A cada aniversário do Médico de Família, ela postava em seu perfil no Facebook os parabéns pela iniciativa do prefeito Jorge Roberto, como fez no último dia 21 de junho, sempre postando a foto em que Fidel Castro aparece abraçando ela.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Morro do Palácio perde Luiza Mendonça, 89 anos

    1. Minha querida e amada mãe. Mineira, guerreira, determinada, empoderada, lutou incessantemente pelo bem estar dos moradores da Comunidade do Palácio. Aliada ao Brizola, Jorge Roberto Silveira de quem ela enaltecida, com Jorge Roberto Silveira sua maior alegria, foi a inauguração do Posto Médico de Família que contou com a presença do entao JRS e do Presidente de Cuba Fidel Castro. Nos deixa um legado memorável de seus trabalhos .

Comments are closed.