Morreu na manhã deste sábado (11) uma das figuras mais conhecidas de Niterói, o lusitano Antônio de Azevedo Alves, 82 anos, dono do restaurante Seu Antonio, que há 38 anos montou com seu nome no bairro Cafubá, na Região Oceânica. A casa, que sempre fica lotada nos fins de semana, não vai abrir neste sábado em sinal de luto, segundo informa a página do restaurante nas redes sociais.
Levou uma vida de muito trabalho, sacrifício e dedicada à gastronomia, desde quando veio de Trás dos Montes, em Portugal, e desembarcou em 1958 na Praça Mauá. Daí foi logo trabalhar em um botequim do Centro do Rio; adquirindo depois seu primeiro negócio, a Lanchonete Ibéria.
Em 1964, abriu um bar em Santa Rosa; e dez anos depois, outros dois no Barreto. O restaurante do Cafubá foi a aposta em uma nova vida após ser atingido por um tiro que quase lhe matou. Não demorou muito, e logo ficou conhecido na cidade como o “seu Antonio do bacalhau”.
O Seu Antonio é um sucesso em Niterói, atraindo clientes até do Rio de Janeiro. Brizolista ferrenho, Antonio era filiado ao PDT e se candidatou algumas vezes a vereador de Niterói, chegando a ser suplente. A cadeira em que, certa vez se sentou em seu bar o ex-senador Darcy Ribeiro, até hoje fica exposta na parede junto a um mural homenageando também o poeta português Fernando Pessoa.
O restaurante até hoje é point de comemorações festivas e políticas, além de servir uma comida farta e gostosa, principalmente o bacalhau, prato mais famoso. A cidade perde o português Antônio de Azevedo Alves, com título de Cidadão Niteroiense, que chegou à terra de Arariboia para ajudar no seu desenvolvimento e servir pratos saborosos para a alegria dos niteroienses.
Foi um dia triste! Chegou no meu bairro quando eu tinha 3 anos de idade!!! Ser humano da melhor qualidade. Ajudou muita gente aqui do bairro.
Enorme perda para todos nós que convivemos com sr Antônio, fará muita falta não só ao município mas a todos nós. Descanse em paz querido amigo sr Antônio 💔💔💔💔
Enorme perda para Niterói, grande empresário e como pessoa maior ainda.