New here? Register. ×
×

Morre Ângelo Henriques, pioneiro dos sapatos feitos sob medida em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:27 do dia 24 de maio de 2021
Sobre: Obituário
  • Sapatos feitos sob medida - Ângelo Henriques
24maio

Sapatos sob medida - Ângelo HenriquesHá 57 anos, com suas mãos habilidosas fazia sapatos sob medida para o conforto e a elegância de homens e mulheres de Niterói. Ângelo da Silva Henriques, 87 anos, pioneiro nesta arte, é mais uma perda sentida na cidade.

Em sua oficina na Sapataria Finex, na Rua Doutor Borman, no Centro, Ângelo fazia qualquer modelo de calçado e para todo tipo de pé. Produzia em couro alemão legítimo, ecológico, sintético, vaqueta, camurça ou de tecido para senhoras que queriam combinar o sapato com o tom do vestido.

Dizia ter preferência pela pelica, o couro de cabra que se destaca por ser uma pele nobre extremamente leve, macia e com o toque sedoso, propiciando sofisticação e maior conforto.

Ele aprendeu ofício aos 14 anos, ainda em Portugal, na Ceia, povoado da Serra da Estrela, onde nasceu. Aos 23 anos, seu Ângelo, chegou ao Brasil e começou a trabalhar na Sapataria dos Estudantes, que funcionava junto do Bandejão do Calabouço, no Rio.

Lembrava que ali, junto dos estudantes, viu muitos políticos famosos, como Juscelino Kubitscheck, Carlos Lacerda e Ademar de Barros.

Vendia calçados para estudantes, professores e até para a alta sociedade, que encomendava cromo alemão, que, na época, custava um terço do salário-mínimo.

Na ex-capital fluminense, ele se estabeleceu em 1964 e estava até hoje com sua Finex, na Doutor Borman, e uma filial no Niterói Shopping.

Lamentava que a profissão de sapateiro estivesse em extinção. As máquinas tomaram conta da produção, antes artesanal, feita sob medida.

Tinha perdido a mulher Aparecida há quatro meses. Deixa duas filhas, Iliane e Joana Angélica, que vão tocar as sapatarias deixadas pelo pai.

Seu Ângelo, depois de muito trabalho, descanse em paz.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

23 thoughts on “Morre Ângelo Henriques, pioneiro dos sapatos feitos sob medida em Niterói

  1. Que triste notícia Era sua cliente desde jovem e depois meu namorado passou a ser Desenhava e ele me fazia com exclusividade Gentil sempre e perfeito no ofício. No meu casamento deu- nos um lindo jogo de lençóis e fronhas branco com rendas nas fronhas e na vira. ! Ficamos emocionados com o lindo presente e tanto carinho. Mudei de cidade após o casamento. Acabei vindo morar na América perdemos o contato Descanse em paz

    1. A tristeza nos abate com a perda desse grande profissional. Fiz muitos sapatos sob medida com ele, e ainda tenho um. Atendia com presteza, pontualidade e dedicação. Uma grande perda para a cidade.
      Meus sentimentos aos familiares e amigos.
      Que tenha um caminho de luz na eternidade.

  2. Notícia muito triste! Excelente profissional. Não temos mais sapateiros artesãos. Meus sentimentos a família. Que o Sr. Ângelo siga seu caminho de volta com muita luz.

  3. caramba, mais uma noticia triste para a cidade de Niterói… Me lembro a primeira vez que la fui, estava no hospital e rasguei meu sapato, no dia seguinte, meu tio KALIXTO KALIL, foi junto comigo e me apresentou ele.. ficamos amigos por anos, apesar da diferença grande de idade… ele era a bondade em pessoa e se orgulhava da sua profissão.

  4. Meus sinceros sentimentos à família! Sempre parava para trocar algumas palavras, ideias com ele! Atendeu maravilhosamente com sua arte à minha mãe! O dia que soube que eu tinha estado em Seia, sua cidade natal, não acreditou…Ao ver as muitas fotos se emocionou e me contou muitas recordações de cada recanto. Pessoas assim, simples e humildes formaram este país Um grande artesão e pessoa especial!

    1. Gostaria do endereço dessa sapataria pois sou amputado e preciso mandar fazer um sapato para meu pé direito

  5. Na minha juventude fiz sapatos “ cavalo de aço “ nessa sapataria . Possivelmente o Senhor Ângelo o fabricava!

  6. Uma pena. Ótimo profissional. Sempre colocava meus calçados na finex pra consertar. Um trabalho de primeira e muita simpatia era o que recebíamos ao entrar lá.

  7. Muito orgulho do meu pai!!!
    Deixará muitas saudades para todos nós!!!
    ✨Descanse em paz ✨
    Te amo eternamente

    1. Vocês devem orgulhar-se muito dele! Que ele descanse em paz e que Deus lhes envie forças para superar estas perdas. Que as boas lembranças o mantenham vivo em seus corações e mentes.

  8. Meus sentimentos a família enlutada.
    Ainda tenho um par sapatos feitos na sua oficina.
    Descanse em paz seu Ângelo !

  9. Meus sentimentos a família. Seu Ângelo grande amigo e um artesão de primeira qualidade, sentirei falta das nossas conversas… descanse em paz meu querido amigo 💔💔

  10. EXCELENTE PROFISSIONAL, ÓTIMA PESSOA.VAI DEIXAR MUITA SAUDADE. DESCANSE EM PAZ PATRÃO.

    1. Ah Sr Ângelo….
      Puxa, como conversava com ele.
      Ele foi ao meu cliente no Banco e até no meu casamento, em 1982, esteve presente.
      Fisicamente me lembrava o meu pai.
      Ambos de Portugal.
      Descanse em paz.
      Aos familiares, meu carinho.

      Rosane

  11. Meus maiores sentimentos às filhas e amigos pela triste perda! Há alguns anos, encomendei alguns pares e gostava muito dele e da calçados q fazia com tanta arte e habilidade! Que esteja em paz!

  12. Sr. Ângelo a simplicidade de um artesão que sabia agradar seus clientes e amigos. Com cuidado e delicadeza, moldava o calçado para não machucar os pés que precisavam de algum molde especial, usando ainda aquela máquina de costurar couro e facas antigas. A arte ainda fazendo conforto.
    Sempre com uma boa conversa e com lembranças do interior de Portugal, gostava de rever e estar junto de seus amigos. Bons momentos ficarão guardados.
    Descanse em paz Sr. Ângelo, o senhor fez parte da história da nossa cidade. Nosso abraço a família.

Comments are closed.