New here? Register. ×
×

Moreira Franco lança em Niterói livro com mais de mil páginas de memórias

Escrito por Gilson Monteiro às 11:43 do dia 21 de fevereiro de 2026
Sobre: Destino político
  • Livro Moreira Franco
21fev

Moreira Franco, que foi governador fluminense e ocupou os mais altos cargos da República, tendo começado sua carreira  em Niterói, lança o livro “Política como Destino”, na livraria Travessa em Icaraí, dia 12 de março, às 19h. Em entrevista a Aspásia Camargo, ele realça as suas realizações e aprendizado como prefeito na terra de Araribóia, cidade onde continua frequentando eventos e visitando para rever os amigos.

Moreira tinha acabado de se formar em sociologia e foi trabalhar como repórter de O Jornal, do Grupo dos Diários Associados. Durou pouco seu sonho na atividade jornalística, pois logo o jovem sociólogo entraria de vez na política, começando com o pé direito como candidato a deputado federal.

Com apoio incondicional do comandante Ernani do Amaral Peixoto, a maior liderança fluminense, Moreira Franco do antigo MDB foi o mais votado para a bancada do Estado do Rio de Janeiro na Câmara Federal.

Se sente recompensado quando é lembrado como o prefeito da Cidade Aberta, onde realizou importantes ligações viárias, além de dar cara de metrópole a Niterói. Obras como o Túnel Raul Veiga (São Francisco-Icaraí); e a ligação Cubango-Largo da Batalha, para o pessoal da Zona Norte chegar mais rápido às praias oceânicas; Sapê-Caramujo, para acesso à Região dos Lagos; a Avenida Everton Xavier (antiga Avenida Central). de suma importância para a Região Oceânica; a ligação Centro, Praça Araribóia, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco e Charitas.

Mostro apenas pequenos detalhes da vida de Moreira Franco em Niterói – o piauiense que morou em São Francisco, com filhos nascidos aqui, e que continua com domicílio eleitoral na cidade – pinçados do livro que tem mais de mil páginas contando com riqueza de detalhes sua história de vida.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *