
Moreira Franco, que foi governador fluminense e ocupou os mais altos cargos da República, tendo começado sua carreira em Niterói, lança o livro “Política como Destino”, na livraria Travessa em Icaraí, dia 12 de março, às 19h. Em entrevista a Aspásia Camargo, ele realça as suas realizações e aprendizado como prefeito na terra de Araribóia, cidade onde continua frequentando eventos e visitando para rever os amigos.
Moreira tinha acabado de se formar em sociologia e foi trabalhar como repórter de O Jornal, do Grupo dos Diários Associados. Durou pouco seu sonho na atividade jornalística, pois logo o jovem sociólogo entraria de vez na política, começando com o pé direito como candidato a deputado federal.
Com apoio incondicional do comandante Ernani do Amaral Peixoto, a maior liderança fluminense, Moreira Franco do antigo MDB foi o mais votado para a bancada do Estado do Rio de Janeiro na Câmara Federal.
Se sente recompensado quando é lembrado como o prefeito da Cidade Aberta, onde realizou importantes ligações viárias, além de dar cara de metrópole a Niterói. Obras como o Túnel Raul Veiga (São Francisco-Icaraí); e a ligação Cubango-Largo da Batalha, para o pessoal da Zona Norte chegar mais rápido às praias oceânicas; Sapê-Caramujo, para acesso à Região dos Lagos; a Avenida Everton Xavier (antiga Avenida Central). de suma importância para a Região Oceânica; a ligação Centro, Praça Araribóia, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco e Charitas.
Mostro apenas pequenos detalhes da vida de Moreira Franco em Niterói – o piauiense que morou em São Francisco, com filhos nascidos aqui, e que continua com domicílio eleitoral na cidade – pinçados do livro que tem mais de mil páginas contando com riqueza de detalhes sua história de vida.
