New here? Register. ×
×

Moradores em situação de rua: Niterói está largada em todos os bairros

Escrito por Gilson Monteiro às 12:08 do dia 20 de junho de 2023
Sobre: Caos social
  • Moradores de rua em Icaraí, Niterói
20jun
Pessoas em situação de rua ocupam calçada da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí

O abandono não é só no Centro, Niterói está largada em todos os bairros. Os lojistas da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, estão preocupados com o aumento de moradores de rua em suas portas. Isto, segundo os comerciantes, tem afastado os clientes da movimentada rua comercial da Zona Sul de Niterói. Lembram que pagam ao município um dos IPTUs mais caros do país. Tem loja alugada recolhendo mais de R$ 40 mil por ano, pelo imposto municipal.

– Além de fazerem suas necessidades na calçada, brigam entre si. Certa vez fizeram uma fogueira que se transformou em incêndio, que poderia destruir o quarteirão, por sorte os Bombeiros chegaram e apagaram o fogo. Os comerciantes ficaram uma manhã sem poder trabalhar devido à falta de luz – relata um lojista.

Depois que Rodrigo Neves assumiu a Secretaria Executiva, a politicalha tomou conta de todos os órgãos, onde só aparecem obras eleitoreiras visando ao pleito do ano que vem. Não adiantam as inúmeras reclamações feitas à prefeitura, que às vezes manda uma assistência social ao local para ouvir o morador daquela calçada, sem, no entanto, tomar nenhuma providência efetiva para resolver a situação da pessoa desvalida, nem devolver a ordem pública.

Isto acontece apesar dos milhões de reais gastos por Niterói com Assistência Social, cuja folha de pagamento mensal soma R$ 876.643,42. O município emprega 295 servidores nessa pasta, sendo 77 assistentes sociais (59 estatutários e 18 comissionados), 37 psicólogos no quadro de funcionários efetivos e 12 cuidadores sociais (estatutários), além de 15 conselheiros tutelares. Os demais estão contratados como trabalhador, merendeira, auxiliar de creche, e para funções administrativas.

A prefeitura de Niterói diz, em seu site, que sua Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária “atua de forma ininterrupta nas ações de abordagem social especializada com rondas preventivas nas regiões de maior concentração de pessoas em situação de rua”. Ressalta, porém, que “a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório”, e que o trabalho da secretaria é de “sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

43 thoughts on “Moradores em situação de rua: Niterói está largada em todos os bairros

  1. Enquanto a Secretaria de Assistência Social for COTA politica de uma Ex vereadora e agora Deputada, a cidade ficará largada.

    1. A prefeitura precisa rever as estratégias de sensibilização e convencimento que estão sendo usadas que não estão dando resultado. Vamos criar e inovar nessa área. Para isso é preciso projetos eficientes e equipes melhor treinadas.

  2. Prezados,

    Nascida e criada em Niterói, me entristece muito como a cidade está ficando. Eu já desisti de denunciar qualquer coisa. Ma dava e-mails e nunca obtinha respostas.
    Além de tudo isso relato aqui por todos sobre os moradores de rua, que aliás semana passada fiquei horrorizada, em plena Amaral Peixoto as 16h da tarde, um morador de rua com uma barraca de camping armada na calçada, e não era pequena não.
    Todas as mensagens que eu enviava era sobre a ocupação irregular de calçadas, como por exemplo nas ruas paralelas a São Lourenço, no muro da clínica de pacientes renais,que porsinal paga seus impostos, fizeram em toda a extensão da calçada, casas e comércios; na vila Ipiranga a mesma coisa, na calçada da antiga fundação Leão XIII, está toda tomada de construções. ABSURDOS!!!!
    O prefeito e seus apadrinhados estão preocupados com obras que chamem a atenção. O que importa é o aniversário de 450 anos de nossa querida Niterói, não é Senhor prefeito???

  3. Simplesmente as pessoas de rua não aceitam irem para abrigos, pois a maioria deve estar em condições de mais sujeira que as ruas, comida deve ser péssima, tratamento deve ser quase nenhum. E é claro ficaram sem as esmolas que as pessoas não entendem que só incentivam aumento de pessoas se acomodarem e formarem novas gerações sem qualquer tipo de educação ou que aspire ganhar dinheiro com trabalho

  4. A quantidade de moradores de rua em Niterói é a mesma na folha de pagamento de “funcionários” do município. Se as ruas mais importantes para o comercio da cidade está um caos, simplesmente não há como pensar que o prefeito e seus vereadores estão preocupados com a cidade, mas sim apenas com cargos . A rua mais importante de Niterói está largada.

  5. VERGONHA DESSA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
    A CIDADE PRECISA ESCOLHER MELHORES GESTORES POIS QUEM OS SUSTENTA SOMOS NÓS E POUCOS SE DÃO CONTA DISSO !!!
    O SALÁRIO DESSA TURMINHA ELEITA É PROVENIENTE DE NOSSOS IMPOSTOS, PAGOS EM TUDO QUE CONSUMIMOS E ONDE VIVEMOS.
    VEREADORES, EM SUA MAIOR PARTE, INÚTEIS COMO FISCAIS DESSES GESTORES MUNICIPAIS.

  6. É exatamente isso, Gilson. Sou morador de Niterói há 51 anos e trabalho em Icaraí há 15 anos, pelo menos. Icaraí fede a urina e fezes humanas. Mas não é só isso, o consumo de drogas é uma constante e ocorre a qualquer hora do dia ou da noite. A droga que mais vejo ser consumida é um solvente qualquer que eles normalmente usam dentro de uma garrafa de água mineral de 500ml. Tem um gol verde abandonado na Presidente Backer, próximo da Tavares de Macedo, que é utilizado por essa população como depósito e como local para consumo de drogas. Já vi um saindo desse carro babando de tão drogado que estava, quase não conseguia caminhar. Eu não entendo porque a prefeitura não atua junto a essa população. Ou, se atua, porque não atua de forma efetiva, de maneira que tenha algum efeito positivo para essa população e para o restante da população do bairro. Eu sinto muito mesmo, ver que nossa cidade é gerida dessa forma.

  7. Bom dia.
    Gostaria de saber seno prefeito acha que cuidar da cidade é só fazer obras para mostrar a inauguração.

  8. Semana passada retiraram alguns moradores de rua da frente do Itaú no Ingá, mas observei uma mega estrutura de fotógrafos com roupa da Prefeitura posicionados para registrar a situação. Chega ser ridículo isso, passa uns dias e os moradores retornam para seus pontos como se nada tivesse acontecido.
    O Ingá está repleto de pedintes, onde você passa é abordado por alguém, normalmente jovens, mulheres com criança que diariamente ficam na porta dos mercados. O IPTU que pago anualmente é surreal, não vejo retorno na qualidade da nossa cidade. A Prefeitura de Niterói precisa ser investigada seriamente.

  9. Não é de psicólogos que eles precisam, mas de um lugar para morar.
    A pergunta que não quer calar.
    Porque o povo de Niterói vota no PDT a décadas que não faz nada pela cidade??
    Deve ser masoquismo, gostar de se ferrar.

    1. Melhor comentário.
      Ė a mesma turma há décadas, não importa sob qual sigla partidária.
      Niterói se arrasta para o abismo sob as lentes de milhares de câmeras de vigilância que vigiam tudo, menos a inoperância dos “gestores”.

  10. Exatamente!
    No ponto de ônibus, além de ESCURO TOTAL, existe uma cabana debaixo dos arbustos. Do outro lado, os moradores deitam nos bancos.
    Todos os Domingos qd vou a igreja no centro de Niterói, tenho que fazer atalhos pra não ser abordada pelos mendigos e cracudos. Niterói está abandonada .
    Moro na Joaquim Távora e não se pode andar a noite pela Moreira Cesar até a minha rua…

  11. O Centro já está acabado. Agora falta pouco p Icaraí acabar de vez. Moradores de rua, furtos, e restaurantes ocupando as calçadas. Não é difícil prever o que vai acontecer em 10 anos.

  12. Na Rua ator Paulo Gustavo saudosa Moreira Cesar, em frente a padaria BeiraMar tem moradores de rua e dormem em colchões com cachorros agora e fazem barulho a madrugada toda na calçada do Banco do Brasil. Agora estao fazendo fogueira para esquentar nao sei o que!
    Já ligamos inúmeras vezes para a secretária de assistência social e não tem solução.
    Pelo andar da carruagem vão cobrar IPTU dos moradores fixos de rua.

      1. Tem, mas vive no LINS – Local Incerto e Não Sabido.
        De vez em quando ressurge em fotos, não raro muito mal acompanhado por outros políticos.

    1. NITEROI ARRECADA 5 BILHOES POR ANO. POLITICOS E JUDICIÁRIO COM SEUS ALTOS SALÁRIOS E MORDOMIAS ATÉ QDO VCS VÃO FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS??????

      1. Mauro, vc está corretíssimo!! Gavião Peixoto estão colocando cabana feita de lençol e papelão. Evacoam na rua, dão banho em crianças, além de pedir dinheiro de um forma impositiva, quase q tomando sua bolsa. Que conselho tutelar que dizem prestar assistências?
        Crianças de colo, deitadas nos chão e quando mulheres ficam sentadas em frente a bancos. Não se pode bem sacar dinheiro. Homens cheirando cola em garrafas…
        Estamos vivendo dias de não poderem andar nas ruas.

      2. Bom dia!
        Estive em Niterói e me assustei com a quantidade de pessoas em situação de rua na Praça das Barcas. Realmente a situação fugiu do controle!!!

    2. Será que o povo de Niterói não conhece outros municípios ou só vê a miséria e o abandono aqui?
      Depois de seis anos de dois governos federais que nada fizeram para a população pobre, essas cenas deploráveis fazem parte da paisagem de todos os estados e minicípios do Brasil. Os prefeitos fazem o que podem, alguns mais outros menos mas vai demorar ainda um bom tempo para reverter toda a desgraça que se abateu sobre todos nós. Mas, reclamar faz parte da democracia. Vamos continuar a defendê-la!

    3. Agora é que não melhorará!! Se o “Modus Operantis” do governo federal é o mesmo! E a política que se faz é de “proteger” os mais pobres e ninguém protege quem paga impostos!!!

    4. Não sabe o que estão esquentando com fogueira? Certamente é para esquentarem a si mesmos. Nos últimos dias tem esfriado bem à noite, e eles em geral não têm roupas, cobertas e abrigo adequados.

  13. Moro no centro De madrugada muitos deles fazem zueira tem até crianças pequenas p dormir não dá ! O que estão fazendo c Niterói ? Pago iptu e não consigo dormir a noite p no dia seguinte estar bem Cadê o PREFEITO?? Tira esse povo da rua !

  14. Bem, além da quantidade de moradores de rua aumentando a cada dia, e sem uma política social adequada, a tendência é só piorar, abordar para conversar certamente não resolverá.
    Outro problema é a construção desenfreada de prédios, se o trânsito na cidade já está terrível, imagine quando os próximos ficarem prontos.
    Lamentável ver a cidade piorando.

  15. Realmente , alguma coisa precisa ser feita, são pessoas deitadas por todos os lados. Na rua Mariz e Barros são muitos também. De manhã chega uma van com vários pedintes que vem do subúrbio do Rio para se juntar os daqui

    1. Isso mesmo, Eliane. As pessoas tem que ter consciência e não dar dinheiro ou comida na rua. Ajude uma instituição. Aí sim essas pessoas que estão em situação de rua irão procurar abrigo e lá serão atendidos por psicólogos e assistentes sociais.

  16. No terminal de charitas tem até morador de rua vivendo lá, fazendo suas necessidades no local e fumando maconha.
    O via BHLS está largado às traças. Vc passa a noite e muitas luzes apagadas. Simplesmente ninguém faz nada. Que gestão desastrosa essa de Niterói. Nada funciona.

    1. Icarai está tomada por moradores de rua,chego a pensar que a equipe da prefeitura de Niterói more no Rio porque não é possível não enxergarem esse grande problema que estamos vivendo.Ao lado do Lab’s na Tavares os moradores de rua fizeram uma tenda,dormem também na Moreira César, na Praia de Icaraí…

      1. Aqui pela Albino Pereira está também caótico. Lixo na rua, roubo de fio, queima de fios para tirar cobre ( que quase causou acidente em uma casa). Roubaram a proteção de alumínio do quadro de relógios de energia do condomínio. Realmente a Prefeitura deve tomar medidas mais eficientes e eficazes para resolver todos esses problemas.

  17. Boa tarde !!!
    Com o IPTU nas alturas , e com os cofres cheios de recursos . Vejo o desaguar do Município chamado Niterói , ir pelos ralos dos cargos comissionados e suas 64 Secretarias . Sem uma política de Assistência social , juntando tudo isso a uma má gestão , só vai piorar , infelizmente . Vai ser o retrato do nosso Brasil . Simplesmente Robinho aqui de Niterói 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Na verdade, a forma de “acolhimento” pela Prefeitura, com pagamentos em dinheiro, incentiva a permanência do morador de rua na situação atual e atrai novas pessoas e famílias nas mesmas condições de outros municípios. Ou seja, a ação da Prefeitura é incompetente para resolver o problema. Enxugam gelo.

      1. O problema é que a prioridade da Secretaria de Assistência Social é encostar cabos eleitorais na folha de pagamento. Realmente Niterói está lotada de moradores de rua, alguns com ponto fixo há anos.

    2. Uma vergonha e descaso com o morador e contribuinte de Niterói.
      Falta planejamento para atendimento as pessoas carentes e desemparadas do município.
      Recursos financeiros não faltam no munícipio de Niterói.

      1. É lamentável o estado de abandono por que passa Niterói no que diz respeito aos moradores de rua. Fiz o seguinte percurso e os moradores de ruas estão presentes em todos: saindo da Alameda são Boaventura sentido mercado de peixe, embaixo da subida da ponte ao lado da igreja no ponto cem Reis, em frente ao eskimo sorvetes, em frente ao moinho, na avenida Rio Branco indo pro bar Market, de frente ao terminal das barcas até a concha acústica, na praça em frente ao clube gragoata, na praia da Boa viagem, enfim, por onde se anda, Niterói está tomada de moradores de rua.

    3. Há uma praça com parquinho e academia prontos há mais de 04 anos, que fica fechada, porque não foi inaugurada. Foi feita obra de drenagem, faltando ligar a bomba instalada, pois essa rua enche, quando chove. A praça fica “escondida” no início da R. Presidente Domiciano, encostada ao muro da UFF – Boa Viagem.

  18. Algum tempo atrás apresentei um projeto/proposta à PMN de dar trabalho remunerado aos moradores de rua na manutenção de Praças, jardins, gramados e areas vegetadas em geral, setor bastante carente de manutenção em nossa cidade. Trabalhariam, alguns dias por semana, ganhariam diárias e teriam treinamentos em Jardinagem e Paisagismo… Acredito isso poderia servir como trampolim para que ganhassem dignidade, auto confiança e conhecimento para saírem das ruas e partirem para uma profissão com mercado em sítios, chácaras, casas e condomínios… Me mandaram para uns 3 setores diferentes que nada de concreto fizeram. Ainda acredito nessa proposta!

    1. As respostas dadas pela Prefeitura e sempre a mesma coisa. Colab, Ciso e Ouvidoria nada funciona. Essa Prefeitura com essa gestão só para os ricos. Fazem tantas praças na a zona sul, vem fazer aqui em São Domingos que está sendo degradado pela gestão atual. Vergonha!!

      1. O prefeito Axel, como todos os outros políticos, gosta de inaugurar obras que apareçam para o povo, menos fazer obras de necessidade.
        Centro da cidade e Icaraí cheios de pedintes e usuários de drogas.
        Estou arrependida de votado nele, de mim não terá meu voto para reeleição.

Comments are closed.