A prefeitura de Niterói continua ameaçando árvores da cidade. Neste domingo (24/09), moradores de São Francisco abraçaram um flamboyant na Avenida Rui Barbosa que foi condenado ao abate por um técnico da Secretaria de Conservação. Marinice Carvalho, da diretoria do Centro Comunitário de São Francisco (CCSF) diz que “as calçadas estão perdendo o seu sombreamento e, a cada dia que passa, o bairro se torna mais quente e com menos verde”.
— Há mais de cinquenta anos o flamboyant que fica na calçada do Mercado Diamante vem sombreando a esquina da empanhia do Alfredo. Com a entrada da primavera, a nossa árvore já se prepara, com suas folhas verdinhas, a nos presentear com suas belas flores alaranjadas. Isto, se conseguir escapar do abate pretendida por um biólogo que a vistoriou e condenou – diz Marinice.
Moradores achavam que a natureza deveria estar protegida, já que três membros do Partido Verde estão no comando da prefeitura de Niterói: o prefeito Rodrigo Neves e os secretários Executivo, Axel Grael, e de Meio Ambiente, Eurico Toledo.
Depois do protesto deste domingo, foi anunciado que na segunda-feira (25/09), um técnico da Secretaria de Conservação (Seconser) vai se reunir com os moradores. Estes vão apelar novamente para que a prefeitura “esgote os esforços para manter em segurança o frondoso flamboyant”, acrescenta a diretora do CCSF.
— A árvore apesar de já estar na sua senescência ainda tem muita saúde, sua seiva está circulando muito bem. Pediremos que o técnico da Seconser atenda aos moradores de São Francisco, ao invés de substituir o exemplar arbóreo, podemos, com a ajuda de todos encontrar muitas outras soluções técnicas para manutenção de nossa “senhorinha”. Vamos tentar os tratamentos, dendrocirurgias que tapem os buracos, tomar conta. Podemos pedir para realizar com mais calma, uma vistoria técnica e dar os devidos tratos para combater as pragas e adubar para fortalecer a árvore. O mercado se propôs a ajudar no que for necessário. É nisso que devemos focar! Preservar o verde – concluiu a moradora.
Flamboyant no Rio é proibido plantar nas calçadas por casa de suas raízes destruidoras. Faz bem a Seconser substituir ela por outra variedade de árvore tal como o ipê, A cidade ficará mais bonita e a calçada conservada e nenhum cadeirante ou mãe com carrinho de bebê vai ser impedida de passar.
Tenho uma solução alternativa: reduzir espaço para os carros, alargando as calçadas, criando assim mais áreas para pedestres e demais passantes. As árvores são importantes termostatos naturais em uma cidade tão quente como a nossa. Mais árvores e menos carros, o que acha? Vai aderir?