New here? Register. ×
×

Moradores defendem preservação de calçada ajardinada e banca de jornal em Icaraí

Escrito por Gilson Monteiro às 18:37 do dia 5 de março de 2026
Sobre: Paisagem ameaçada
  • Calçada ajardinada, Niterói
05mar
Moradores de Icaraí defendem calçada ajardinada e florida na Presidente Backer como um patrimônio vivo de Niterói

Um vereador está pressionando a Secretaria de Urbanismo de Niterói para transferir a banca de jornal localizada no lado esquerdo do início da Presidente Backer para o outro lado da rua, em frente ao salão do renomado cabeleireiro Paulo Robert, em Icaraí.

A proposta tem causado grande preocupação entre os moradores do lado direito da via. A síndica do Edifício Ibéria, Ana Queiroz, lembra que o trecho entre a Avenida Alberto Torres e a Rua Paulo Gustavo vem sendo cuidado há décadas pelos seis prédios da região. Os síndicos mantêm a calçada sem buracos, cuidam das jardineiras sempre floridas e zelam para que o espaço permaneça seguro, sem a presença de moradores de rua. 

Graças a esse cuidado coletivo, o trecho se tornou uma passagem livre e tranquila, muito utilizada por moradores de outras ruas — especialmente idosos, pessoas com deficiência e mães com bebês, que encontram ali um espaço agradável e seguro. 

A banca de jornal está instalada no local há 39 anos, enquanto o salão Sagitarium de Paulo Robert funciona há 42 anos. Paralelamente, os moradores dos seis prédios vêm cuidando da área com dedicação, garantindo que a calçada ajardinada e florida seja um patrimônio vivo da cidade. “Por que prejudicar tanta gente que há anos ajuda a manter Icaraí mais bonita e acolhedora?”, questiona Ana Queiroz. 

Para reforçar a defesa desse espaço, a síndica preparou um material com fotos que será encaminhado ao prefeito Rodrigo Neves, pedindo que não permita alterações nesse trecho tão valioso, que há décadas é usado livremente pelas famílias de Icaraí. 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Moradores defendem preservação de calçada ajardinada e banca de jornal em Icaraí

  1. Concordo em deixar como está. Tão raro ver calçadas em bom estado de conservação em Niterói… A prefeitura devia se preocupar em fiscalizar as concessionárias de energia, gás e internet que destroem ruas e calçadas e depois não fazem os devidos consertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *