Moradores do bairro Boavista, em Itaipu, vêm tentando convencer a prefeitura de Niterói a rever o traçado de uma ciclovia de 4,5 quilômetros de extensão circundando a Lagoa de Itaipu. Reclamam que a rota cicloviária, que deverá ir de Camboinhas até o Córrego dos Colibris, pode afetar a segurança e perturbar o sossego daqueles que escolheram morar em bairros tranquilos, além de agredir o ambiente e causar poluição.
Em abaixo-assinado que já conta com mais de 800 assinaturas, a Amob (Associação de Moradores do Boavista) propõe um percurso alternativo para a ciclovia que, pelo projeto, passa também pelas ruas da Amoli (Associação de Moradores da Orla da Lagoa de Itaipu). No último sábado, moradores do Boavista receberam técnicos da prefeitura, que não ouviram suas ponderações, mas tentaram convencê-los sobre a vantagem (para quem?) do projeto do município.
O projeto da prefeitura, segundo os moradores, “vai agredir o ambiente já tão degradado” e destruir vegetação de manguezal. Destacam na proposta que o percurso sugerido por eles à prefeitura evitaria gastos desnecessários e que, com o dinheiro economizado, o município poderia providenciar a melhoria da rede de esgoto do bairro.
Na justificativa de seu projeto, a prefeitura diz que a ciclovia vai “delimitar a Faixa Marginal de Proteção da Lagoa de Itaipu”. Assim, “o limite físico proporcionado pela ciclovia irá auxiliar o poder público nas atividades de fiscalização de ocupações irregulares”. Há cerca de 30 anos, este limite já fora tentado com a abertura do que deveria ser uma ciclovia, mas acabou dando nome à favela que se instalou às margens da Lagoa de Piratininga.
O abaixo-assinado
Os moradores do Bairro Boavista apresentam neste documento uma sugestão de um traçado alternativo aos trechos 5 a 11 da Ciclovia Parque Itaipu que entendemos ser melhor do ponto de vista de mobilidade e sustentabilidade, por evitar gastos desnecessários com um percurso longo que vai agredir o ambiente já tão degradado, ao mesmo tempo que pode afetar a segurança e perturbar o sossego de pessoas que escolheram morar em bairros tranquilos, que têm apenas um ponto de acesso às vias principais. No diagrama, o traçado em amarelo é a ciclovia já existente, que segue paralela à estrada Francisco da Cruz Nunes desde o trevo de Piratininga, exceto por alguns trechos em que segue pela própria estrada; O traçado em azul é a nova ciclovia proposta pela Prefeitura, que vem de Camboinhas e passa por ruas da AMOLI e da AMOB (na AMOB, rua do Delfim, Rua 3 e Rua 2). Alguns trechos foram deixados sem pintar por não haver certeza sobre onde a rota passa, e também ficaram sem pintar trechos onde é certo que haveria remoção de vegetação do manguezal;
Em vermelho, propomos um traçado mais eficiente em termo de recursos, e que atende a necessidades de mobilidade dos moradores dos bairros por onde passa, seguindo da travessia pelo canal em Camboinhas pela rua Bezerra de Menezes em linha quase reta até encontrar a ciclovia já existente, próxima à estrada Francisco da Cruz Nunes. Este trajeto evita o caminho por dentro da AMOLI e da AMOB, preservando a segurança e a paz dos moradores; evita a supressão de vegetação do mangue; evita riscos de incêndio; evita problemas futuros de poluição por lixo deixado pelos usuários ao longo do caminho, e vai custar muito menos à Prefeitura. O dinheiro economizado poderia custear junto à Águas de Niterói a melhoria das redes de esgoto de ruas que fazem parte do trajeto, que transbordam dentro do Loteamento Boavista na esquina da Rua do Delfim com a Rua 3 sempre que ocorre chuva com maior volume, levando à poluição da Laguna de Itaipu. Certamente, há outros pontos no trajeto com problemas parecidos (na rua Bezerra de Menezes e dentro da AMOLI, por exemplo).
só temos as próximas eleições para resolver este e os outros problemas que a população de niterói tem que enfrentar. NÃO ESQUEÇAM !!!
acho que os ciclistas que passam pela orla de piratininga não sabem que existe a ciclovia,pois passam voando com suas bicicletas pelo calçadão da praia. A hora que acontecer um acidente mais grave no calçadão a prefeitura vai se indignar , ai já era !
Sou ciclista e passo nas rua do entorno desses condomínios que sempre me intrigaram porque as ruas são fechadas e tenho que desviar e pegar a ciclofaixas/ciclovias pelas calçadas da rua principal para chegar em Itaipu.Pelo que entendi o projeto abre a passagem para bikes por dentro do condomínio.Como o movimento de bikes não é intenso na área, não vejo nenhuma ameaça a segurança dos moradores como vem alegando a associação. Com certeza ,pelo tamanho dos condomínios ,existe mais gente perigosa morando na área do que os ciclistas que utilizaram a area como passagem.
Essa turma é muito engraçada…Não querem que tirem o sossego deles, aí sugerem que, simplesmente, passe na porta dos outros! Genial! Povinho desgraçado mesmo. Depois reclamam dos políticos. Só não fazem igual por falta de oportunidade.
Gente ridícula.
Para fazer um comentário idiota desse, provavelmente vc não leu toda matéria.
Enquanto isso…
A “ciclovia” da Av central além de já nascer como um moedor de carne ( atropelamento praticamente todo dia ), agora não existe mais ,visto que nem pintura no chão existe.
Aliás a Av central está imunda!
Um gasto desnecessário pois esse prefeito só sabe fazer ciclovia e acabando com tudo sem contar com as árvores,e os ciclistas nem usa ciclovia a de Piratininga só ferrou os moradores pois não temos paiz .
SE ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA NAS RUAS INTERNAS DOS BAIRROS DA REGIÃO OCEÂNICA,JÁ É UM GRANDE RISCO DE ASSALTO, IMAGINA PEDALAR NESSA CICLOVIA NOS FUNDOS DOS BAIRROS E NA BEIRA DA LAGOA !!!!
Concordo perfeitamente com você. Na verdade eles não estão preocupados com a preservação da natureza e sim com a suposta tranquilidade que vivem, cercados de muros e grades. Penso que esse projeto é excelente.
A questão ambiental é só a desculpa. Construíram e destruíram ali. Não querem que tenha movimentação ali. Ok.
Aff o povinho chato é esse de Itaipu pqp . Meu marido não esquenta pq é criado no local já se acostumou com esse povo arrogante . Creio que o projeto seria ótimo 👍
O brilhante prefeito e seus 65 secretários não se cansam de propor e fazer obras inúteis, como a transoceânica, que só serve de área de lazer nos finais de semana, ou os abrigos de ônibus da RO, que possuem uma rampa para ajudar os carros a capotarem em frente. Seria cômico se não fosse com o dinheiro dos moradores/pagadores de impostos. O dinheiro seria muito melhor empregado em escolas municipais em horário integral e hospitais com padrões de qualidade de rede privada.
E desde quando ciclovia agride o meio-ambiente? Só na cabeça de quem quer preservar o “seu próprio” ambiente.
Eu acho esse abaixo assinado completamente equivocado. É de suma importância delimitar fisicamente a lagoa e impedir assim aterros que continuamente a destroem. Ciclovia não polui nem não degrada o ambiente.
Pela proteção da lagoa! Contra o adensamento!
Sou a favor da ciclovia. Só vai trazer benefícios e proteção para a lagoa.
Sinceramente, a estrada Francisco da Cruz Nunes já foi imensamente sacrificada, no que se refere ao trânsito dos automóveis, no momento em que tiveram suas pistas estreitadas para dar lugar a calçadas absurdamente largas com a desculpa de que também comportariam as coclofaixas. A prefeitura escandaliza, de forma vil e desrespeitosa, o péssimo uso das verbas públicas ao projetar mais ciclovias descartando a já existente. Muito em breve, ao que faz parecer, apenas bicicletas trafegarão pela região, pois os carros perderam espaço e estão sendo acusados a cada dia.
Prefeito, se quer fazer algo, vai asfaltar todas as ruas da região e não uma lá outra cá para parecer q está fazendo algo. É inadmissível ver Niterói, cidade que já foi a capital desse estado, ainda ter uma imensa quantidade de ruas não pavimentadas, perdendo, nesse quesito e em muitos outros, de lavada para Maricá, Saquarema, etc.
O prefeito SatanAxel não respeita a opinião de ninguém. Destruiu Piratininga, causou um transtorno terrível pra quem vai pra Itaipu e Itacoatiara e agora vai atacar Camboinhas e Itaipu.
Nem vamos falar dos planos da prefeitura de construir prédios ESPIGÕES na Região Oceanica.
Recorram ao Ministério Público do Rio de Janeiro porque é a única instituição com condições de barrar a sanha destruidora do SatanAxel.
Primeiro gostaria de afirmar que não foi o projeto de ciclovia que contribuiu com processo de favelização da lagoa Piratininga. Pelo contrário. A ciclovia delimitou o limite da lagoa e freio as construções irregulares.
Segundo lugar dizer que as referidas associações que estão reclamando fecharam ruas e criaram condomínios iirregulares, proibindo o direito da população de ter acesso a lagoa.
Terceiro a ciclovia vai delimitar construcoes irregulares e permitir que se vá de bicicleta em segurança para a praia olhando as belas paisagens da lagoa.
Essas associações fecharam irregularmente o aceso da população a lagoa e agora querem reclamar.
Não é viável a ciclovia dentro destes bairros. Gáste o dinheiro protegendo a natureza
Esses falsos ambientalistas querem impedir qualquer movimento que vise a melhoria ambiental da RO. A prefeitura está corretíssima. Não se faz segurança pública com isolamento . As ciclovias são projetos altamente esperados e a hora de fazê-las já até passou!
Vou morar na Alice Picanço é um saco ter que usar a só uma pista pois a outra virou ciclovia.
Moro dentro do Boa Vista, e sou a favor da ciclovia, poluição é pegar o carro para ir a praia, e sim tem que fiscalizar o esgoto que está sendo jogado nos rios que levam para as lagoas Itaipu e Piratininga.
Esses moradores que estão reclamando da construção da ciclovia não tem noção que moram em aérea onde anteriormente era lagoa? Moro em Itaipu desde que nasci, a lagoa de Itaipu foi aterrada em 50% da sua área original, quando foi loteada pela empresa Veplan, eles não se importaram com isso quando compraram seus lotes e construíram suas residências (hipócritas), sou
a favor da construção da ciclovia em torno da lagoa de Itaipu, garanto que não vai degradar mais a área da lagoa do que essa ocupação desordenada e criminosa realizada pela empresa Veplan. Além de aumentar a área de laser do bairro, acrescentando qualidade de vida aqueles que apreciam a prática esportiva.
Se as casas na área a que vc se refere tem ipu é pq q prefeitura deixou construir. Essa ciclovia não tem nem projeto de segurança. Como vamos utilizar? Assaltos, estupros etc, serão recorrentes, um dos motivos que transformaram em associação. Lugares esquecidos pela segurança publica
Onde assino para a ciclovia não passar dentro da amobi e amoli? Coloca assinatura on line. Terá muito mais gente participando