A tentativa de derrubada, pela prefeitura de Niterói, de uma árvore da Rua Tavares de Macedo continua mobilizando moradores de Icaraí. Trepados nos troncos da Acácia mangium já sem sua copa, funcionários da prefeitura começavam a cortar com motosserras o topo da árvore, mas foram impedidos por uma moradora no último domingo (28/08).
O protesto de Polyana Bruno (veja o vídeo) chamou atenção e juntou muita gente na Tavares de Macedo, entre as ruas Pereira da Silva e Presidente Baker. Ao notar que, mais uma vez, tentavam pôr a acácia abaixo, Polyana que estava com seu bebê no colo, passou o filho para o marido e se abraçou à árvore.
Agora, em defesa da acácia que dava sombra à rua e onde pássaros pousavam em seus galhos frondosos, moradores da Tavares de Macedo vão encaminhar um abaixo-assinado ao prefeito Axel Grael, que se apresenta como ambientalista, mas permite o que consideram um atentado ao meio-ambiente em Icaraí.
Durante o protesto de Polyana, vizinhos acionaram a PM. Os policiais, diante da impossibilidade de confirmar no domingo se os podadores da árvore cumpriam mesmo uma ordem da prefeitura, mandaram que os operários fossem podar outra árvore da rua.
A esta altura, a acácia já estava sem sua copa frondosa, que fora desbastada meses antes em uma estranha operação realizada por volta da meia noite pelo pessoal da prefeitura. Segundo moradores da Tavares de Macedo, o proprietário de duas lojas situadas em frente à árvore é quem estaria interferindo para conseguir a supressão total da acácia. Ele estaria incomodado com as folhas secas que cobrem o telhado de zinco dos seus imóveis, segundo dizem os vizinhos.
Uma das inúmeras falta de senso da turma do desgoverno de Niterói. As ruas esburacadas, o calçadão com pedras soltas e desniveladas promovendo diversas quedas, inclusive a minha que me faz uma fratura no nariz. Mas para o representante do prefeito ex-presidiário, não respeitando sua formação de engenheiro agrônomo, resolve mandar decepar árvores. Já não bastou o que o prefeito ex-presidiário fez com árvores centenárias do Jardim do Ingá. Triste Niterói.
Na rua Fagundes Varela acabaram com um morro e estão construindo um prédio, que ao chegar o primeiro temporal , virá abaixo pois o que sai de terra é barro. Como que a prefeitura permitiu aquela construção? Triste Niterói.
Que ABSURDO !!!!!!! QUAL O MOTIVO, FATO E DIREITO DA PREFEITURA, PARA DERRUBAR UMA ARVORE !!! E uma das espécie rara e uma das mais bonita em seu período de floração !!!
QUE O ILUSTRE PREFEITO E AMBIENTALISTA SE EXPLIQUE PUBLICAMENTE. É O QUE ESPERAMOS E AGUARDAMOS !!!!