New here? Register. ×
×

Monteiro vai reabrir à la carte

Escrito por Gilson Monteiro às 10:24 do dia 16 de junho de 2017
Sobre: Restaurante
16jun

O Centro de Niterói vai voltar a ter um restaurante à la carte como antigamente. O Restaurante Monteiro vai reabrir as portas na Rua da Conceição 55, onde funcionou durante 105 anos até fechar em 2012.

Rodrigo Cunha, neto do fundador, e seu sócio Assilio Rosa querem reabrir a casa dentro de quatro meses, sem nenhum luxo, mantendo as mesmas características de simplicidade que deixou saudades para quem provou o cardápio variado e gostoso da tradicional cozinha. As obras já começaram no antigo prédio que manteve o letreiro do restaurante até hoje, como a indicar que ele acabaria reabrindo, apesar da tentativa de alugar o imóvel que vinha sendo feita pelos proprietários.

Os saudosistas lembram do filé mignon a Monteiro, do namorado à moda da casa ou das iscas de fígado aceboladas e do rim com batata sautée salpicadas de salsinha. Tinha também no verão, o Peru à Califórnia ou, ainda pratos, como o leitão à moda e o filé a Oswaldo Aranha. A sobremesa era um pudim de leite imbatível, receita da vovó portuguesa.

Depois da febre de comida a quilo, todas com cardápio muito parecido, Niterói merece ter um restaurante diferenciado por uma comida saborosa e ao gosto do freguês. Tem público para isto.                       

O Monteiro foi um point político desde a velha província, frequentado por governadores como Amaral Peixoto, deputados e prefeitos de todos os municípios fluminenses, além da nata do empresariado niteroiense e de profissionais liberais que encontravam ali um ambiente agradável e descontraído.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Monteiro vai reabrir à la carte

    1. Sou jornalista, moro em Paris. Pertenço à Associação Fluminense de Jornalistas e trabalhei 30 anos na televisão pública francêsa em Paris.

      Bom dia Gilson.

      Sim o restaurante Monteiro sempre foi uma referência durante a época do meu pai Manoel Brum De Souza. Meu pai, o senhor Manoel Brum De Souza sempre foi uma pessoa muito honesta e orgulhosa das sua origens indígenas. Assim que minha mãe: dona Eurydice Alvarenga De Souza.

      Manoel, homem de índole admirável, começou muito jovem a trabalhar no restaurante Monteiro, logo depois da morte de sua Mãe, Olívia Brum. Adulto, Manoel se associou ao Cunha, avô de Rodrigo e padrinho da minha irmã Maria Emília.

      Meu pai dirigia o restaurante Monteiro com toda as suas exigências de limpeza, comida de qualidade e respeito do cliente. Assim tudo era limpíssimo nesse restaurante do qual guardo lembranças maravilhosas de sabores e arômas culinários. Seus clientes eram seus amigos, eram representantes da nata da cidade : o senhor Amaral Peixoto, o excelentíssimo deputado nosso primo Hamilton Xavier, o ilustríssimo poeta Luís Antônio Pimentel (ler http://www.regardinfos.com), entre vários outros. Nos fins de semanas nós nos reuníamos ou na nossa casa ou na residência dos amigos. Segundo Manoel Brum De Souza “O cliente é Rei…. Um cliente satisfeito é um amigo fiel para a vida inteira!”.

      Além disso, meu pai sempre teve mil histórias para contar. Este homem inteligente soube dirigir um lugar de troca, onde decisões políticas eram tomadas comendo-se bem.

      Sôbre este homem de dignidade maravilhosa tenho muitas histórias para contar, que são por consequência histórias da nossa cidade de Niterói.

      Neide Olívia Libault De Souza.

  1. Não quer dizer que a qualidade de antes vai continuar. Por que toda a administração antiga foram mandados embora. Cozinheiro, metre, garçons.. etc.. ver pra crer. Senso!

    1. Maravilha! Realmente o Monteiro faz muita falta . Fui criado comendo ali, com meu pai encontrando amigos! Comida a quilo não dá. Com certeza voltarei a ser cliente frequente

  2. Que notícia maravilhosa! Comer sendo servida a lá carte é tudo de bom. Parabéns pela iniciativa.

  3. Monteiro,assim como o Muni,como era carinhosomente a choperia em a antigalera prefeitura e ainda Leiteria Brasilá, faziam parte da tarde noite dos niteroenses…Mais temos que aceitar os tempos mudam…E ficam só a nostalgias,daqueles tempos alegres,eu era feliz e não sabia.

    1. Fico muito feliz com a notícia!
      Tenho boas recordações, lá encontrava meu pai sempre que queria as terças feira à noitinha, lá ele ( Zizinho) papeava com os amigos…ponto certo!!!

Comments are closed.