Monsenhor Elidio é considerado o maior obreiro da arquidiocese, com incansável trabalho de dedicação e preocupação constante com os mais necessitados, que não parou até hoje, apesar da idade avançada.
Coroinha em Bom Jesus do Itabapoana, no dia da primeira comunhão resolveu sua vocação para padre. Foi ordenado em junho de 1964, em plena revolução, na catedral de São João Batista, pelo arcebispo Dom Antônio Moraes Júnior.
Aí começava uma vida de dedicação a Deus, assumindo a Capela da Ilha da Conceição, depois a igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
De grande cultura, lecionou português, latim, francês, grego e música no Seminário São José, onde foi reitor por muitos anos.
Por onde passa deixa a sua marca, na reforma ou construção de uma igreja, creche ou casa de assistência social. Na de Nossa Senhora das Dores, no Ingá, onde ficou mais tempo, construiu creche e casa de Assistência Social no morro do Palácio, Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, e comprou uma casa para residência de padres em frente ao Solar do Jambeiro. Depois foi pároco da igreja de São Lourenço, onde manteve uma grande creche escola e um fantástico trabalho social junto às comunidades da região, reformando e montando os enormes e históricos sinos do templo centenário, que voltaram a badalar.
Assumiu a igreja de São Domingos, conseguindo reformá-la toda, comprou o terreno ao lado, para fazer a casa social e assistencial, mas foi transferido no meio do projeto.
Agora na de Capela São Lucas, patrono dos Médicos, reformou o prédio. Ali já realizou muitos batizados e as concorridas missa aos domingos pela manhã e à noite, quando após a celebração oferece o cafezinho da amizade.
Mesmo levando uma vida franciscana, com uma aposentadoria de um salário mínimo, monsenhor precisa da nossa ajuda para continuar esse trabalho evangelizador e dando proteção a todos nós. Com as igrejas sem receber fiéis, desapareceu a coleta e os padres estão lutando com muita dificuldade para manter em dia os seus custos.
Monsenhor Elidio só gosta de doar e não de pedir, mas lembramos a quem quiser ajudar, o número da conta corrente do religioso: Bradesco – agência 3500 – c/c 0023815-5. Elidio Robaina, CPF 247.415.157-53. Contatos pelo WhatsApp (21) 99731-0332.
Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…
Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…
Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…
Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…
Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…