O niteroiense Thiago Galante Pereira conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP 2017). Também de Niterói, o estudante Gabriel Issa subiu no pódio dessa olimpíada pedagógica, conquistando o terceiro lugar. Os estudantes concorreram no nível I, para alunos dos sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental II. Os jovens são alunos do Salesiano Santa Rosa, que foi o único colégio premiado do Rio de Janeiro entre as escolas privadas.
Parabéns aos meninos pelo esforço. E também ao tradicional Colégio Santa Rosa pela qualidade pedagógica. Afinal, pessoas incompetentes, e sem oportunidade de boa educação, não têm a possibilidade de se tornar cidadãos.
Ser bom cidadão só é possível com boas notas escolares? Até cem anos atrás, quando QUASE NINGUÉM frequentava escolas, TODOS eram maus cidadãos?
Será que tanta habilidade técnica se traduzirá em cidadãos conscientes? Será que tanto saber técnico será usado para o bem comum? Nós nos impressionamos tanto com méritos acadêmicos, mas, na prática do cotidiano, isso significa o quê?