Niterói prorrogou até terça-feira (23/03) as medidas restritivas ao funcionamento de bares, restaurantes, quiosques e comércio em geral. Elas se encerrariam neste domingo (21), mas antes de revisar as restrições em função da Covid, o prefeito Axel Grael decidiu aguardar uma tomada de posição em conjunto pelos municípios da Região Metropolitana.
Isto deverá ser decidido amanhã (21), em reunião dos prefeitos com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Na sexta, Grael e Eduardo Paes, prefeito do Rio, estiveram com o governador, que adiou para domingo uma decisão conjunta.
Donos de restaurantes foram informados na sexta-feira (19), pelos secretários Executivo, Bira Marques, e de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique, que a Prefeitura de Niterói permitirá que voltem a funcionar até as 21h, tendo uma hora de tolerância para encerrar o serviço. E mais: as mesas deverão ficar a dois metros uma das outras (agora ficam a 1,30m) e a lotação do salão será de 40%, no máximo.
As medidas restritivas que estão valendo por enquanto são as que foram prorrogadas até terça-feira (23). São as seguintes:
- Bares e restaurantes podem ficar abertos até 18h; Música ao vivo não é permitida;
- Os estabelecimentos comerciais de rua abrem às 10h e fecham às 19h;
- Shoppings centers abertos de 12h às 22h;
- O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas;
- A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações;
- Está recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.