Publicidade
Notícias

Médicos cobram EPIs e salário em dia para enfrentar Covid-19 em Niterói

Publicidade

Enquanto o prefeito Rodrigo Neves anuncia ter assinado com laboratórios de pesquisa uma parceria para que profissionais de saúde de Niterói participem de testagem para uma vacina chinesa contra o Covid-19, médicos e enfermeiros enfrentam mesmo é um teste de resistência no combate à pandemia, diante das condições de trabalho na rede de saúde municipal.

Clóvis Abrahim Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Médicos, diz que a categoria não é cobaia humana.  “Ninguém pode nos impor para sermos testados com uma vacina para uma doença totalmente desconhecida. Já não basta os médicos estarem na linha de frente, correndo risco de vida, atendendo à população e assistindo a muitos de nós morrerem de Covid-19?, questiona o médico.

– Estamos preocupados, isto sim, com os médicos e profissionais de saúde do Hospital Oceânico (que cuida dos casos de coronavirus). Eles estão reclamando da falta de equipamentos de proteção (EPIs) e até de água potável. Além de seus contratos com a prefeitura e com organizações sociais serem temporários, sem qualquer garantia para os familiares em caso de morte, estão sem receber os salários – diz Clóvis Cavalcanti.

O presidente do Sindicato dos Médicos lembra que a questão de o profissional participar de testes de vacina depende da decisão de cada um.

A vacina é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em Pequim. A testagem vai ser realizada numa parceria do laboratório com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan.

— Não queremos que aconteça com o pessoal da saúde de Niterói o que está acontecendo com os do Rio, onde está todo mundo desesperado, pendurado no CTI financeiro, trabalhando e sem receber os dias trabalhados – conclui Clóvis Cavalcanti.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

2 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

2 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

2 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

3 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

4 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

5 dias ago
Publicidade