New here? Register. ×
×

Médicos cobram EPIs e salário em dia para enfrentar Covid-19 em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:30 do dia 17 de julho de 2020
Sobre: Teste de resistência
  • vacinação obrigatória
17jul

Enquanto o prefeito Rodrigo Neves anuncia ter assinado com laboratórios de pesquisa uma parceria para que profissionais de saúde de Niterói participem de testagem para uma vacina chinesa contra o Covid-19, médicos e enfermeiros enfrentam mesmo é um teste de resistência no combate à pandemia, diante das condições de trabalho na rede de saúde municipal.

Clóvis Abrahim Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Médicos, diz que a categoria não é cobaia humana.  “Ninguém pode nos impor para sermos testados com uma vacina para uma doença totalmente desconhecida. Já não basta os médicos estarem na linha de frente, correndo risco de vida, atendendo à população e assistindo a muitos de nós morrerem de Covid-19?, questiona o médico.

– Estamos preocupados, isto sim, com os médicos e profissionais de saúde do Hospital Oceânico (que cuida dos casos de coronavirus). Eles estão reclamando da falta de equipamentos de proteção (EPIs) e até de água potável. Além de seus contratos com a prefeitura e com organizações sociais serem temporários, sem qualquer garantia para os familiares em caso de morte, estão sem receber os salários – diz Clóvis Cavalcanti.

O presidente do Sindicato dos Médicos lembra que a questão de o profissional participar de testes de vacina depende da decisão de cada um.

A vacina é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em Pequim. A testagem vai ser realizada numa parceria do laboratório com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan.

— Não queremos que aconteça com o pessoal da saúde de Niterói o que está acontecendo com os do Rio, onde está todo mundo desesperado, pendurado no CTI financeiro, trabalhando e sem receber os dias trabalhados – conclui Clóvis Cavalcanti.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Médicos cobram EPIs e salário em dia para enfrentar Covid-19 em Niterói

  1. Prefeitura de Niterói não está nem ai para os concursados. O que prevalece são as farras dos comissionados.

  2. Concordo com a Maria Luiza. O povo já serve de cobaia para muita coisa. Lembrem do Dr. Mengele.

  3. cada vez ficamos mais ficamos confusos. So acho que as testagem deveriam ser feito com:
    1° Secretários de todos os municípios
    2° Os Governadores
    3° Os Deputados e Senadores
    Pra depois colocar em prática na população.
    Não os médicos e o povo serem as cobaias como foi dito uma doença desconhecida.
    O povo não vai aceitar ser cobaias em hipótese alguma, podem tirar o cavalinho da chuva.

  4. Queremos valorização dos servidores concursados da Fundação Municipal de Saúde de Niterói com pagamento retroativo do Plano de Cargos e Salários de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, implantação dos 40% de insalubridade neste momento de pandemia pelo contato com doença infectocontagiosa, implantação imediata da tabela salarial proposta pela própria Fundação Municipal de Saúde em 2015. Não queremos aplausos, queremos condições dignas de trabalho, afinal também temos família!!!

    1. Essa Gestão da Prefeitura de Niterói não valoriza, nunca valorizou, nem vai valorizar servidores concursados. O Modus Ooerandi dessa turma ai é usar os cargos em comissão para aunentar o curral eleitoral.

Comments are closed.