Publicidade
Notícias

Médicos cobram EPIs e salário em dia para enfrentar Covid-19 em Niterói

Publicidade

Enquanto o prefeito Rodrigo Neves anuncia ter assinado com laboratórios de pesquisa uma parceria para que profissionais de saúde de Niterói participem de testagem para uma vacina chinesa contra o Covid-19, médicos e enfermeiros enfrentam mesmo é um teste de resistência no combate à pandemia, diante das condições de trabalho na rede de saúde municipal.

Clóvis Abrahim Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Médicos, diz que a categoria não é cobaia humana.  “Ninguém pode nos impor para sermos testados com uma vacina para uma doença totalmente desconhecida. Já não basta os médicos estarem na linha de frente, correndo risco de vida, atendendo à população e assistindo a muitos de nós morrerem de Covid-19?, questiona o médico.

– Estamos preocupados, isto sim, com os médicos e profissionais de saúde do Hospital Oceânico (que cuida dos casos de coronavirus). Eles estão reclamando da falta de equipamentos de proteção (EPIs) e até de água potável. Além de seus contratos com a prefeitura e com organizações sociais serem temporários, sem qualquer garantia para os familiares em caso de morte, estão sem receber os salários – diz Clóvis Cavalcanti.

O presidente do Sindicato dos Médicos lembra que a questão de o profissional participar de testes de vacina depende da decisão de cada um.

A vacina é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em Pequim. A testagem vai ser realizada numa parceria do laboratório com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan.

— Não queremos que aconteça com o pessoal da saúde de Niterói o que está acontecendo com os do Rio, onde está todo mundo desesperado, pendurado no CTI financeiro, trabalhando e sem receber os dias trabalhados – conclui Clóvis Cavalcanti.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade