Publicidade
Notícias

Maquiadoras ganham com a Viradouro

Publicidade

Duas maquiadoras de Niterói, Christina Gall e Juranda Xavier, tiveram por trás dos holofotes um papel preponderante no sucesso da Viradouro que se apresentou este ano com o enredo ViraViradouro, do carnavalesco Paulo Barros, fazendo uma apresentação fantástica, com bruxas, mágicos, deuses, gênios, fadas madrinhas e demônios que saem do Livro Secreto dos Encantos que uma avó lê para o neto.

A escola de Niterói continua entre as grandes do carnaval carioca com o segundo lugar conquistado este ano e voltará sábado a se apresentar no desfile das campeãs ao lado de Mangueira (1° lugar), Vila Isabel (3° lugar); Portela (4° lugar),  Salgueiro (5° lugar) e Mocidade (6° lugar). Mais trabalho para as maquiadoras niteroienses que terão de reaplicar as máscaras de silicone e as pinturas especiais nos mais de mil componentes da Viradouro. 

Juranda Xavier

Christina Gall

Christina Gall e Juranda Xavier inovaram na maquiagem dos componentes da comissão de frente, dos carros alegóricos e das alas da escola de samba Viradouro e ganharam o título de melhor maquiador artístico da Revista Plumas e Paetês, que há 15 anos premia os trabalhadores e artífices que produzem o carnaval carioca. 

Christina tem seu ateliê de beleza em Icaraí e Juranda, do salão Da Jur, no Ubá Top Center, em Piratininga. Elas treinaram 60 profissionais no Senac, durante dois meses, além importar 40 maquiadores da França para se juntar à equipe niteroiense.

Utilizando técnicas próprias, dignas de Hollywood, Christina e Juranda garantiram que tudo ficasse impecavelmente perfeito até o final do desfile e, por isso, receberam comentários dos apresentadores da transmissão do carnaval, como nunca aconteceu antes.

Além da inovação na maquiagem também inovaram nas parcerias. Todos foram treinados sob patrocínio de empresas de maquiagem que foram parceiras nesse carnaval apadrinhando a Viradouro com mais de 60 quilos de maquiagem profissional. Foram elas a Kryolan, a alemã Debybinharmakeupartist, e a Lovely Pop Paris.

O trabalho da dupla começou ao meio-dia de domingo, com o apoio de um time de 120 maquiadores aplicando mais de mil próteses confeccionadas durante mais de dois meses no ateliê de Christina, com a colaboração de Diogo Lisboa, Cecília Franco, Monique Ferreira, Fernanda Ventura e Débora Souza.

Na comissão de frente da Viradouro o silicone veio como novidade nas próteses garantindo movimento realista nas faces das bruxas e da vovó. O foco do trabalho foi mais cênico, mais teatral, utilizando próteses na maquiagem dos componentes da comissão de frente, dos carros alegóricos e das alas. O trabalho foi feito nos salões do Liceu de Arte e Ofício, próximo ao Sambódromo, onde maquiaram mais de mil componentes com as mais diversas formas e caracterizações, à prova d’água, até pouco antes de a Viradouro entrar na disputa.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade