Publicidade
Notícias

Maquiadoras ganham com a Viradouro

Publicidade

Duas maquiadoras de Niterói, Christina Gall e Juranda Xavier, tiveram por trás dos holofotes um papel preponderante no sucesso da Viradouro que se apresentou este ano com o enredo ViraViradouro, do carnavalesco Paulo Barros, fazendo uma apresentação fantástica, com bruxas, mágicos, deuses, gênios, fadas madrinhas e demônios que saem do Livro Secreto dos Encantos que uma avó lê para o neto.

A escola de Niterói continua entre as grandes do carnaval carioca com o segundo lugar conquistado este ano e voltará sábado a se apresentar no desfile das campeãs ao lado de Mangueira (1° lugar), Vila Isabel (3° lugar); Portela (4° lugar),  Salgueiro (5° lugar) e Mocidade (6° lugar). Mais trabalho para as maquiadoras niteroienses que terão de reaplicar as máscaras de silicone e as pinturas especiais nos mais de mil componentes da Viradouro. 

Juranda Xavier

Christina Gall

Christina Gall e Juranda Xavier inovaram na maquiagem dos componentes da comissão de frente, dos carros alegóricos e das alas da escola de samba Viradouro e ganharam o título de melhor maquiador artístico da Revista Plumas e Paetês, que há 15 anos premia os trabalhadores e artífices que produzem o carnaval carioca. 

Christina tem seu ateliê de beleza em Icaraí e Juranda, do salão Da Jur, no Ubá Top Center, em Piratininga. Elas treinaram 60 profissionais no Senac, durante dois meses, além importar 40 maquiadores da França para se juntar à equipe niteroiense.

Utilizando técnicas próprias, dignas de Hollywood, Christina e Juranda garantiram que tudo ficasse impecavelmente perfeito até o final do desfile e, por isso, receberam comentários dos apresentadores da transmissão do carnaval, como nunca aconteceu antes.

Além da inovação na maquiagem também inovaram nas parcerias. Todos foram treinados sob patrocínio de empresas de maquiagem que foram parceiras nesse carnaval apadrinhando a Viradouro com mais de 60 quilos de maquiagem profissional. Foram elas a Kryolan, a alemã Debybinharmakeupartist, e a Lovely Pop Paris.

O trabalho da dupla começou ao meio-dia de domingo, com o apoio de um time de 120 maquiadores aplicando mais de mil próteses confeccionadas durante mais de dois meses no ateliê de Christina, com a colaboração de Diogo Lisboa, Cecília Franco, Monique Ferreira, Fernanda Ventura e Débora Souza.

Na comissão de frente da Viradouro o silicone veio como novidade nas próteses garantindo movimento realista nas faces das bruxas e da vovó. O foco do trabalho foi mais cênico, mais teatral, utilizando próteses na maquiagem dos componentes da comissão de frente, dos carros alegóricos e das alas. O trabalho foi feito nos salões do Liceu de Arte e Ofício, próximo ao Sambódromo, onde maquiaram mais de mil componentes com as mais diversas formas e caracterizações, à prova d’água, até pouco antes de a Viradouro entrar na disputa.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

12 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade