Publicidade
Notícias

Manobras para eleger Rodrigo Neves prefeito vão custar caro a Niterói

Publicidade
Rodrigo e Isabel Swan entre os deputados Victor Junior, Rodrigo Bacelar, o atual vice de Niterói, Bagueira, e o presidente do PV, Rodrigo Rocco / Divulgação

Vão custar caro a Niterói as manobras políticas de Rodrigo Neves para se eleger prefeito. Ele resolveu antecipar a escolha da sua vice pelas pressões que começou a receber e também por medo da reação de Axel Grael, que como chefe do Executivo tem a caneta cheia de tinta até o dia 31 de dezembro.

Diante de mais de meia dúzia de nomes interessados em compor a chapa com ele nas eleições de outubro, Rodrigo escolheu Isabel Swan. Assim, agradou duplamente o prefeito Grael ao indicar a velejadora como este sugerira, e também ao atender ao veto demonstrado à candidatura à reeleição do atual vice-prefeito Paulo Bagueira.

Como não existe almoço grátis na política, os experts em eleições acham que não ficou barato o União Brasil aceitar pacificamente a quebra do acordo firmado com o PDT, pelo apoio à candidatura de Rodrigo Neves. A condição inicial era a de Paulo Bagueira ser o vice da chapa.

Mas de repente, conhecidas raposas da política se reúnem num restaurante de luxo no Rio para desfazer o combinado anteriormente durante um solene e midiático encontro em Niterói.

No meio do regabofe carioca o presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar (União Brasil), e o presidente do PV, Roberto Rocco, anunciaram Isabel Swan (PV) como a vice de Rodrigo. Isto aconteceu com Paulo Bagueira assistindo ao golpe contra a sua pré-candidatura, apesar de sua fidelidade quando assumiu a prefeitura de Niterói na época em que Rodrigo esteve preso em Bangu.

Tudo isso é preocupante porque não é segredo para ninguém que, desde quando Axel Grael assumiu a prefeitura, quem sempre deu as cartas na mesa foi Rodrigo Neves.

Nos dois primeiros anos da gestão Grael, a máquina administrativa e financeira do município ficou a serviço da candidatura do ex-prefeito ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Nos dois últimos anos, Rodrigo assumiu a secretaria executiva da Prefeitura com força total.

Agora, deixou o cargo de secretário para cumprir o período de desincompatibilização eleitoral, mas com a desistência de Axel Grael postular sua própria reeleição, Rodrigo continua com as rédeas nas mãos. A máquina administrativa e financeira, assim sendo, vai novamente servir a sua candidatura, só que agora municipal.

Niterói tem atualmente 66 secretarias e órgãos, com mais de 10 mil comissionados nomeados, sendo que mais da metade desempenha funções de cabos eleitorais. Imagine-se o que esse grupo que está há 12 anos no poder será capaz de fazer até as eleições de outubro para continuar comandando uma arrecadação de mais de R$ 6 bilhões…

É bom lembrar os escândalos da Emusa, com mais de 1.200 funcionários, a grande maioria fantasmas, muitos deles morando no interior do estado. E mais as obras superfaturadas denunciadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, sem falar no interminável imbróglio da restauração milionária do Cinema Icaraí, que não sai nunca.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niteroiense é ordenado diácono permanente em Quebec, no Canadá

Frederico, na missa dominical, convidando a comunidade para a cerimônia de sua ordenação neste sábado (28) O…

6 horas ago

Onda de assaltos preocupa moradores na Região Oceânica de Niterói

Segurança vigia a área externa de mercado para evitar que clientes continuem sofrendo assaltos Moradores…

2 dias ago

Espetáculo “Relações” promove reflexão sobre vínculos humanos

Bailarinos do Grupo Inclusivo Expressar encenam situações diversas das relações humanas / Foto: Divulgação No…

4 dias ago

Bruno Lessa: “Vou acabar com a Emusa e cortar secretarias de 66 para 25”

Buno: "A Emusa é um dos grandes escândalos deste governo Rodrigo/Grael que troca cargos por…

4 dias ago

Cracudos roubam fios e deixam biblioteca no escuro, no Centro de Niterói

Biblioteca deverá ficar no escuro por quinze dias, prazo dado pela FAN para reparar o…

1 semana ago

Carro usado para saliência pertence à frota alugada por milhões em Niterói

Além do aluguel de carros de luxo pago pela prefeitura, Grael gasta R$ 45 milhões…

1 semana ago
Publicidade