Assoreada desde os anos 1970, objeto de cobiça de setores da indústria imobiliária, o lento fim da lagoa levou muitos pescadores a mudar de atividade.
Em seu site, o Instituto Estadual do Ambiente, Inea, confirma que “o processo de degradação foi acelerado nos anos setenta, a partir de 1978, quando um projeto de loteamento conduzido pela Veplan Imobiliária, promoveu total alteração na região. A região marginal sofreu com aterros e construções, perdendo a cobertura original de Restinga, já quase totalmente extinta. Registram-se remanescentes de Manguezal (mangue-siriúba). Atualmente a Lagoa de Piratininga encontra-se impactada por lançamento de esgotos, assoreamento e aterros para expansão imobiliária.”
Apesar da argumentação de um órgão oficial, o gestor do Sistema Lagunar da Prefeitura de Niterói, Luciano Paez, disse ao jornal A Tribuna que na semana passada o elevado aumento da temperatura do ar provocou elevação térmica nas águas da lagoa. Segundo ele “infelizmente é um fenômeno recorrente.”
No início de 2019 parte do túnel que liga a lagoa o mar desmoronou e os sedimentos impedem a renovação da água. Pelo menos 70 famílias vivem da pesca na localidade e, evidentemente, a qualidade da água é fundamental para essa prática.
Para piorar as coisas, reina uma confusão de informações entre a prefeitura e o Inea. Ainda de acordo com A Tribuna, a prefeitura de Niterói já está com edital pronto para licitação de uma empresa para realizar a desobstrução do túnel do Tibau que vai custar R$ 1,3 milhão. A obra vai durar seis meses e não começou por causa da pandemia de Covid-19. No entanto, a assessoria de comunicação da própria Prefeitura de Niterói informou que o problema é de exclusiva responsabilidade do Inea, que não fala sobre o assunto.
Ou seja, mais uma vez a Lagoa de Piratininga fica à deriva.
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…
Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…