New here? Register. ×
×

Mais duas lojas encerram atividade em Icaraí, em meio à quarentena

Escrito por Gilson Monteiro às 15:55 do dia 1 de maio de 2020
Sobre: Coronacrise
01maio

A pandemia do coronavírus que vem atingindo em cheio a população no Brasil, matando muita gente, está também afetando a saúde das empresas que não estão resistindo ficar com as portas arriadas há 43 dias. As tradicionais lojas Balai, de objetos de decoração e a Sobral, de bijuterias, fecharam de vez suas atividades na Moreira Cesar, a rua mais movimentada de Icaraí, aumentando o número de desempregados em Niterói.

Um dono de uma loja diz que o comércio já vinha enfrentando uma crise econômica e agora, com a pandemia, a coisa foi pro brejo. Com tudo paralisado, sem poder faturar, mas tendo que honrar todos os compromissos de aluguel, salário dos empregados, encargos, condomínio, IPTU, luz, água, telefone e impostos, não há quem aguente por muito tempo.

Pelo jeito, não se tem notícia de quando o comércio vai voltar a funcionar, mas existem informações de que muitos lojistas não estão suportando a crise. Muitos procuram os proprietários para devolver as chaves das lojas antes do término da quarentena.

Quem tiver reserva e patrimônio pessoal para aguentar o rojão do tenebroso vírus, vai sobreviver, mas levará muito tempo para recuperar o dinheiro, diz um analista financeiro.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

11 thoughts on “Mais duas lojas encerram atividade em Icaraí, em meio à quarentena

  1. Acho interessante esses comentários de que a culpa é dos que ficam em casa…quer dizer que ficar em casa,deixar de ser mais um na rua para respeitar aquele que realmente precisa estar e não criar um colapso na rede hospitalar passou a ser o “x” da questão. Criaturas que não produzem nada, não trabalham,nunca contribuíram para nada,criticando quem tem consciência. Todos estamos perdendo com essa praga chamada Corona! Pensem nisso

    1. Para mim, é fácil falar “fique em casa”, pois o meu salário está garantido. Sou servidor público e não tive problemas em ficar em casa. Mas penso naquele que não tem da onde tirar dinheiro, levar alimentos para casa.

      Eu entendo a necessidade do isolamento, mas fico triste com a insensibilidade daqueles que tem seu salário garantido e a dispensa cheia e não se preocupa com o próximo que não tem isso.

  2. Sou solidária aos lojistas, mas é melhor ficar vivo e falido do que morto.
    Vamos enfrentar tempos muito difíceis.
    O governo instável fez com que a crise econômica se instalasse. Começou quando quiseram tirar a Dilma da presidência e continua. Agora o vírus não deixou outra alternativa, ou fica em casa, ou fica doente.

    1. Engraçado que tudo é motivo para falar de política. As viúvas do PT só sabem atacar o governo. Tudo é motivo. Comédias.

    2. Ah, entendi.. A crise econômica começou quando tiraram Dilma da Presidência..
      levando em consideração: 2016 com 10,2% e 2017 com 13,7% e que Bolsonaro assumiu em 2018.
      Pare de imparcialidade política e procure ser justa.

  3. Algumas lojas que estão fechando agora já vinham sofrendo com a falta das vendas muito antes da quarentena.
    Sou gerente lojista e sei das dificuldades que o comércio já vem passando à anos. Do meio de 2019 para janeiro deste ano pioraram ainda mais.
    A loja que eu trabalhava também foi fechada dia 31 de março. Fico triste muita gente como eu desempregada.

  4. Acho q tenho uma matéria boa pra vocês, falar tb do crescimento do delivery em meio à crise em Niterói, nos mesmos tivemos que fechar nossas operações de rua, e abrimos um pão de alho gourmet delivery que está muito forte na região

  5. Mais de 06 mil mortos por Covid-19 no dia de hoje 01/05 , segundo dados do MS.

    Cadê o Ministério da Economia, com bilhões de reais do FAT, já que neste momento, contempla todo o arcabouço do Ministério do Trabalho.
    Por que não auxiliam os empreendedores e trabalhadores com o FAT , em contexto de Covid-19 ….
    Onde está o sistema S ………Indústria e Comércio….
    Foram dados bilhões de reais aos Bancos em virtude da Pandemia, para gerar maior liquidez ……
    Afinal, existe recurso para beneficiar aos brasileiros ….., de modo mais igual e justo.

    1. O clubinho dos bilionários está gargalhando com o estado atual das coisas. Aliás, foi este clubinho que colocou o “abominável” lá, quando patrocinou e deu moral para um certo juizinho caipira, permitindo que ele perseguisse apenas um lado do espectro político, impedindo que este ganhasse as eleições para presidência pela 5ª vez consecutiva. O resultado tá aí. Enquanto o povo não tomar para si o destino do país, essa elite tosca e genocida vai continuar gargalhando à toa.

      1. Colocar a culpa no atual governo, vendo governos anteriores acabarem com a educação, saúde e economia do Brasil durante anos é uma piada! Isso somente mostra que a maior preocupação de muitos é puxar a sardinha pro seu lado! Pior é achar que fulano ou siclano seriam heróis de capa diante dessa crise, iniciada muito antes do coronavírus! Como uma vez escutei o pior do Brasil é o Brasileiro!

Comments are closed.