Publicidade
Notícias

Mães e assalariados ganham feriado

Publicidade

Pela primeira vez, o próximo domingo (12/05) vai ser feriado. E os assalariados de serviço neste dia vão receber diárias em dobro, já que os deputados estaduais resolveram dar uma de mãe do trabalhador fluminense aprovando a lei 8.174/2018. O Dia das Mães passa a ser feriado estadual, onerando a folha de pagamento de restaurantes, bares, lojas, condomínios, mercados e supermercados e todas as outras empresas de comércio e serviços do Estado do Rio.

— Isto se chama fazer caridade com o chapéu alheio. Os deputados estaduais, além de todo ano votarem um salário mínimo regional que não leva nunca em conta a capacidade de pagamento das empresas e dos condomínios, agora faz uma dessas contra a economia do Estado – critica Alberto Machado Soares, presidente do Sindicato dos Condomínios de Niterói e São Gonçalo (SinCond).  

Ao ser apresentado na Assembleia Legislativa (Alerj) o projeto de Lei 3.549-A, de autoria do deputado Gilberto Palmares (PT), instituindo o segundo domingo do mês de maio como feriado estadual, em comemoração ao Dia das Mães, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), encaminhou ofício ao então governador Pezão, solicitando veto integral, tendo em vista a inconstitucionalidade do projeto de lei. Pezão vetou, mas em novembro a Alerj derrubou o veto do governador e publicou em 3/12 seguinte a lei 8.174/18.
 
A criação desse terceiro feriado estadual (os outros são 23 de abril, Dia de São Jorge; e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra) vai contra a Lei Federal 9.093/1995, que admite a criação de apenas um para “festejar a data magna do Estado”. 
 
SinCond, assim como a Fecomércio RJ, considera que, apesar da importância da homenagem às mães, a criação de mais um feriado, principalmente em data próxima a outros já existentes nos meses de abril e maio, vai acarretar ônus para os Condomínios e para as empresas de comércio e serviço fluminenses.

— Os empregados de condomínios que trabalham em escala normal e estejam de serviço no próximo dia 12 de maio, segundo essa lei absurda, vão receber a diária em dobro. A exceção dessa diária dobrada fica para os funcionários que cumprem jornada especial de 12h por 36h. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelo SinCond com o sindicato dos empregados de condomínios, o pagamento de feriados, nesse caso, fica exclusivamente a critério de cada condomínio, que poderá pagar a diária dobrada ou não – explica Alberto Machado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

5 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade